De 05 a 09 de janeiro de 2022 o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, comemora os 70 anos da imigração suábia na região. Os suábios são um povo de origem germânica que no século XVIII migrou do território onde hoje fica a Alemanha para o sudeste Europeu. Durante a 2ª Guerra Mundial, eles tiveram seu território expropriado e passaram sete anos abrigados na Áustria. 

Ainda em território austríaco, 500 destas famílias foram selecionadas pela entidade Ajuda Suíça para o projeto de fundação da Cooperativa Agrária Agroindustrial. A esperança de uma vida melhor em uma Nova Pátria foi o fio condutor para o início da história do povo suábio no Brasil. 

Após 70 anos, os descendentes dos pioneiros de Entre Rios mantêm vivas a cultura, a língua e as tradições suábias. Nessas sete décadas, o trabalho e a dedicação de cada membro da comunidade transformaram a Cooperativa Agrária em referência para o Brasil no cultivo e industrialização de cereais. 

Entre as atrações da festa estão os grupos Talagaço e Tchê Garotos, o cantor Daniel e a dupla Conrado e Aleksandro. Também fazem parte da programação shows com bandas típicas, além da banda alemã Dorfrocker. 

Os cinco dias de evento serão marcados por homenagens aos pioneiros da colonização suábia e inaugurações de espaços da Cooperativa Agrária, do Sicredi e da CooperAliança. Destaque para o Mega Encontro de Tratores, que reunirá produtores rurais de todo Brasil com o objetivo de bater o recorde de maior desfile de tratores do mundo.



Comentários

Deixe a sua opinião