Blumenau recebe 10º Festival Varilux de Cinema Francês

173

Uma maratona de filmes franceses será oferecida aos blumenauenses, de 6 a 12 de junho, com a 10ª edição do Festival Varilux, o maior festival de cinema francês do mundo. O título foi conquistado em 2017, quando mais de 180 mil pessoas prestigiaram os filmes da programação por todo o Brasil.

O objetivo do festival é levar ao maior número possível de pessoas a cultura cinematográfica francesa, uma das mais conhecidas e apreciadas no mundo. Os longas-metragens se destinam tanto ao público adulto quanto aos jovens e crianças.

 “Estamos muito felizes por receber o Festival Varilux, que conta com obras como o infantil Asterix e o Segredo da Poção Mágica e a comédia Amor à Segunda Vista. São geralmente filmes que provocam debates culturais e atemporais”, explica o superintendente do Shopping Park Europeu, Levi Muniz. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.

Muniz demonstra otimismo com os filmes que compõem o festival neste ano. “O público do Park Europeu em geral é frequentador assíduos das nossa salas de cinema e temos certeza que com essa novidade vai deixar muitos fãs do cinema felizes e animados com a oportunidade de assistir um bom filme francês”.

O Festival Varilux

Nos últimos dez anos, o Varilux conquistou o brasileiro e o festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

A primeira edição, em 2010, foi realizada em nove cidades, em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades.

Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas), ações e sessões educativas e laboratório franco-brasileiro de roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

Mais informações em http://variluxcinefrances.com/2019/




Deixe um comentário