A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) concluiu a vacinação contra a gripe de casa em casa com 26.746 idosos atendidos, o equivalente a 132% de cobertura deste público. A campanha teve início em 23 de março e seguirá, a partir de agora, com agendamento nas unidades de saúde para idosos e doentes crônicos que ainda não receberam as doses. Ao todo, a campanha já imunizou 37.408 pessoas, entre idosos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos, trabalhadores das forças de segurança, caminhoneiros e funcionários do sistema prisional.
“Foz do Iguaçu conseguiu vários feitos nesta campanha. O primeiro deles foi conseguir vacinar mais de 26 mil idosos em suas residências e também no formato drive thru, demonstrando a capacidade técnica e o comprometimento de toda a gestão e servidores com a população”, comentou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato.
Segunda fase A campanha de vacinação está na segunda fase e inclui doentes crônicos, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. A maioria desses grupos está recebendo as doses nos locais de trabalho e permanência, conforme sistema de agendamento. Quanto aos doentes crônicos, a secretaria reforça a orientação para ligarem nas unidades com antecedência. “É importante que o morador não vá até a unidade sem o contato prévio”, reforçou o Diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda. Dia D suspenso Outra alteração na campanha deste ano é a suspensão do “Dia D”, que aconteceria no próximo sábado, 9 de maio. A medida visa prevenir a proliferação da Covid-19. O “Dia D” é uma mobilização que prevê a abertura das unidades básicas de saúde para vacinação e gera aglomerações. A próxima e última etapa tem início no dia 10 de maio e priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, e professores. O início de cada nova etapa, não encerra a vacinação dos grupos das etapas anteriores.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião