Muitos deles precisam de um seguimento especializado e individualizado após a alta hospitalar.

Por essa razão, há cerca de dois meses, o HMCC e o Centro Especializado em Reabilitação Doutor José Carlos Azeredo (CER IV) firmaram uma parceria.

De acordo com o pediatra e coordenador da UTI Neonatal do HMCC, Dr.

José Antônio Rodrigues Junior, “são bebês prematuros, de baixo peso, com patologias que podem interferir no desenvolvimento neuromotor e deixar sequelas para a vida toda”.

A enfermeira Cássia Estabelini, gerente da Unidade Infantil do HMCC, diz que esse segmento após a alta é muitas vezes tão ou até mais importante que o tratamento durante a internação.

Ela explica: “é considerada prematuridade quando uma criança nasce de uma gestação de 37 semanas ou menos, e bebês com essa condição exigem uma série de cuidados especiais para que cresçam com saúde”.

Os bebês que são encaminhados ao programa, são crianças que já não precisam mais ficar internadas, mas ainda precisam de cuidados diferenciados. Por esse motivo são rastreados pelo HMCC da alta hospitalar até receberem o primeiro atendimento no ambulatório de acompanhamento do CER IV.

“O Costa Cavalcanti, avaliando todo o seu entorno, tem um grande comprometimento com toda a linha de cuidado do paciente, e esta parceria cumpre este objetivo, promovendo a atenção continua e integral”, disse o diretor superintendente do Hospital, Fernando Cossa.

O CER IV realiza habilitação, diagnóstico e tratamento, atendendo a deficiências visuais, intelectual, física e auditiva, de maneira individual e em grupos.

Para o coordenador da UTI Neo, a motivação para criar o programa se deu pela necessidade de aproximar atenção primária ao atendimento hospitalar.

“Por longos meses acompanhamos esses prematuros, e sabemos da necessidade de diagnosticar algumas doenças de forma precoce. A ideia é que se dê sequência a um tratamento de alta qualidade que começa no HMCC”, finalizou Dr. José Antônio.

CER IV

O Centro Especializado em Reabilitação Doutor José Carlos Azeredo – CER IV celebrou este ano (junho) dois anos de funcionamento. Localizado na Avenida Andradina, nº 2.900, no Jardim Ipê, o CER IV é referência no atendimento aos cuidados com pessoas com deficiência no estado.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião