Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Do CTG Charrua ao viaduto, boa parte da ciclovia está concluída. Paralelamente à construção, Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas nativas para compensar o corte de árvores.

Aos poucos, a Vila A, bairro historicamente ligado à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), vai ganhando melhorias por toda parte, com investimentos diretos da empresa. A ideia é que, no futuro, o lugar se transforme num grande parque.

Diversas iniciativas na região, como aplicação de recursos em segurança, iluminação e diversidade da recreação esportiva, vão melhorar a infraestrutura e elevar a qualidade de vida no bairro, que ainda vai integrar o projeto Cidade Inteligente – uma parceria entre a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu e a Prefeitura.

Obras. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Com 4.800 metros de extensão, a ciclovia vai circundar o trecho entre a BR-277 e as avenidas Garibaldi, Andradina e Paraná. A obra inclui ainda a construção de calçadas, drenagens, espaço para prática de caminhadas e iluminação complementar. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu. 50% da obra já está concluída.

Em breve o local deverá se tornar um novo ponto de lazer e prática de atividades físicas, para ciclistas e pedestres. A área é próxima ao Mercado Municipal, em construção, e ao Gramadão, que passará por uma total revitalização.

Também na Vila A, na Avenida Tancredo Neves, as obras de contenções, aterros e instalação de calçadas em paver também estão em bom andamento. A primeira fase já foi concluída, e a segunda fase está acelerada.

Todas essas iniciativas da Itaipu, com recursos de mais de R$ 900 milhões, em diferentes frentes, integram o Programa Acelera Foz, que reúne oito entidades parceiras para a retomada da economia da cidade. A Diretoria de Coordenação da Itaipu é a responsável pela gestão direta da maioria das obras.

Obras. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu BInacional

Paralelamente à ciclovia e também à aquisição de terrenos, a Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas em uma área degradada na entrada da Vila A, para compensar o corte de árvores exigido para a criação de uma ciclovia. O trabalho de compensação florestal teve início na última sexta-feira (29).

Para o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, essa é mais obra que gera legado para Foz do Iguaçu, que no dia 10 de junho completa 106 anos.

“Mais que uma opção de lazer para a comunidade, ela representa um grande salto de qualidade para quem vive e frequenta o local.”

Todos os investimentos da Itaipu mostram o comprometimento da atual gestão da empresa com o município, onde está localizada a usina. O trabalho é feito em consonância com as diretrizes do governo federal.

Obras. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu BInacional

A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Espaço Publicitário