Turismo da Tríplice Fronteira em recuperação! Pelo segundo mês consecutivo, a Argentina conseguiu ultrapassar o número de turistas estrangeiros anteriores a pandemia. Somente em maio, o país vizinho alcançou 445 mil visitantes, sendo esse número 5% maior que o de 2019.

Além disso, segundo o Ministério de Turismo, o valor do impacto econômico foi de 293 milhões de dólares, também superior ao ano pré-pandemia.

O Brasil é o terceiro país que mais visita a Argentina, Paraguai é o quinto.

Durante a pandemia, o turismo parou e, aos poucos, os países estão tentando voltar aos números antes da quarentena. Nesses cinco primeiros meses, a Argentina já recebeu mais de 3 milhões de turistas e faturou mais de 2234 milhões de reais, mostrando sua recuperação no cenário turístico.

Segundo o país, a companhia aérea Aerolíneas Argentinas fez uma promoção que vendeu mais de 90 mil passagens de avião para os estrangeiros, sendo um dos fatores do sucesso do quinto mês do ano.

Tríplice Fronteira unida

A Argentina é o país que mais visita o território brasileiro. Em contrapartida, o Brasil é o terceiro maior visitante da Argentina. De acordo com a companhia Aerolíneas, 25% das passagens tem como origem São Paulo, 11% são do Rio de Janeiro e 5% são de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Países que mais visitaram a Argentina até maio de 2023

  1. Chile – 21,8%
  2. Uruguay – 16,8%
  3. Brasil – 15,4%
  4. Estados Unidos – 10%
  5. Paraguai – 7,3%

Cidades brasileiras que mais visitaram a Argentina em 2023

  1. São Paulo – 25%
  2. Rio de Janeiro – 11%
  3. Porto Alegre – 5%

Recuperação dos visitantes da Europa

Logo depois da pandemia, a Argentina focou em receber visitantes dos países da região. Mas, no ano passado, o país buscou se conectar mais com a América do Norte. Já em 2023, os argentinos querem recuperar o público europeu.