Atualmente, compras no crédito estão mais vantajosas na para Turismo na Argentina. Nesse começo de ano, a conversão pelo dólar MEP está funcionando nas transações feitas em cartões de crédito, débito e pré-pagos.

O que isso significa?

Depois de muito tempo, o uso do cartão de crédito se tornou financeiramente viável para o turista brasileiro. Antes, os turistas trocavam o dinheiro no mercado paralelo ou faziam envios para si mesmo na Western Union.

E, quando compras eram realizadas no cartão, o valor era convertido de acordo com o câmbio oficial do país, super desvantajoso para o turista. Com a cotação do dólar MEP, o custo-benefício valerá a pena para o turista brasileiro.

O que é o dólar MEP?

O dólar MEP é uma cotação mais próxima do ‘’dolar blue’’ e do câmbio da Western Union. Na Argentina, o dólar blue, ou dólar azul, também é uma cotação, mas do mercado paralelo argentino. A diferença do dólar oficial do dólar blue, o paralelo, está na taxa.

Diferença do dólar blue para o dólar do câmbio oficial

Observe a diferença entre os dois dólares. Hoje, um dólar ‘blue’ vale 389 pesos. Já um dólar oficial está por 205,37 pesos. Em real, 1 real vale 74,28 pesos na cotação do dólar blue, e no câmbio oficial, esse mesmo 1 real fica 39,21 pesos.

Em novembro de 2022, a Argentina começou a permitir que cartões do exterior convertessem com cotação do dólar MEP, que se assemelha com o cambio do dólar blue, e não na cotação do cambio oficial do país. Antes, toda compra no cartão de crédito era convertida pelo câmbio oficial, o mais desvantajoso pelo seu alto valor.

Quais cartões já operam essa conversão mais vantajosa?

Os cartões da bandeira Visa e Matercard já aderem a conversão em dólar MEP. No Visa, a conversão é realizada automaticamente no momento da compra. No débito, o valor descontado naquele dia será o valor definitivo, sem alterações posteriores.

Nos cartões de bandeira Mastercard, o processo é diferente. No momento do pagamento da compra, o valor é convertido pelo câmbio oficial, o mais caro e desvantajoso. Depois de 5 dias, a Mastercard estorna a diferença entre o dólar oficial e o dólar MEP.

Principal vantagem do cartão de crédito na Argentina

Na hora de pagar o hotel, utilizar o cartão de crédito tem uma grande vantagem para os turistas estrangeiros. O IVA, o imposto sobre valor agregado é isento. Mas, lembre-se, para o IVA não ser cobrado, o pagamento deve ser feito no local, e não pela internet.

E você, já foi ou tem vontade de fazer Turismo na Argentina?