O Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) anunciou na última sexta-feira que a Argentina recebeu 5,3 milhões de visitantes estrangeiros nos primeiros nove meses de 2023, representando o segundo melhor registro em 13 anos.

Países como Chile, Estados Unidos, Uruguai, México, Canadá, Equador e Costa Rica estabeleceram novos recordes de visitação para o período em comparação com os últimos 13 anos. O Brasil também obteve destaque no turismo terrestre, alcançando a maior marca da última década.

Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur, detalhou alguns dos marcos. “Tivemos a visita de quase um milhão de turistas chilenos, superando o recorde anterior de 2015. Os turistas americanos também quebraram recordes, com quase 391 mil visitantes, superando a marca anterior de 336 mil em 2019.” O Uruguai, o México e o Canadá também registraram números expressivos.

Balcón Garganta del Diablo
Balcón de Garganta del Diablo – Parque Nacional Iguazú, Argentina. Foto: Agustina López Credit: Agustina López / Ministerio de Turismo de la Provincia de Misiones Credit: Agustina López / Ministerio de Turismo de la Provincia de Misiones

Ao refletir sobre o sucesso, Sosa destacou: “Comparado ao mesmo período em 2019, antes da pandemia, tivemos uma recuperação total no turismo. Esse aumento não é apenas devido a fatores econômicos, mas também a intensos esforços de promoção.”

A Argentina intensificou a promoção turística em mais de 28 países, realizando mais de 200 atividades promocionais com a colaboração de várias entidades e destinos locais. Além disso, parcerias foram firmadas em diversos setores, como esportes e gastronomia, e novas rotas aéreas foram estabelecidas.

Outro marco mencionado por Sosa foi o lançamento de observatórios econômicos, incluindo o primeiro Observatório Econômico do Turismo LGBT do mundo. “Estes esforços colocam a Argentina como líder no cenário turístico internacional”, concluiu.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.