O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Quando o final de ano se aproxima já começam os rumores de quais filmes serão indicados ao Oscar 2024 que acontece sempre no início do ano. E desta vez um filme de produção argentina está entre os indicados para concorrer na categoria de filme estrangeiro.
Os Delinquentes foi o longa selecionado para representar o país argentino na disputa. O filme já estreou nos cinemas brasileiros recentemente e em breve irá aparecer no catálogo do Mubi, serviço de streaming que adquiriu o projeto após os elogios colhidos no último festival de Cannes. O filme é de Rodrigo Moreno, e contou com dinheiro brasileiro, chileno e luxemburguês em sua produção, ganhando destaque em Nova York.
E com mais um indicado, a Argentina vive uma grande expectativa, pois o país já conta com oito obras no histórico da disputa, sendo consagrado duas vezes, com os filmes: A História Oficial (1985) e O Segredo dos seus Olhos (2009).
Para quem entende de cinema reconhece que as produções argentinas são de excelente qualidade, principalmente em projetos voltados para filmes de roubos, golpes e demais malandragens portenhas. Como exemplo de filmes bem-sucedidos nesse universo, é possível citar Nove Rainhas (2000), O Clã (2015), A Odisseia dos Tontos (2019) e O Roubo do Século (2020), este último sobre o verídico assalto a banco que inspirou a série espanhola La Casa de Papel.
E pelo trailer, Os Delinquentes está na mesma linha dessas super produções.
Detalhes sobre o filme que irá concorrer ao Oscar 2024
Para entender um pouco sobre o filme que irá concorrer ao Oscar, Os Delinquentes conta a história de um funcionário de banco chamado Morán, que articula um roubo milionário na agência em que trabalha e procura o colega Román para ser seu comparsa. A missão de Román é guardar o dinheiro enquanto Morán cumpre pena de três anos e meio por confessar o crime. Ao ser libertado por bom comportamento, o cabeça dividiria a quantia com o parceiro. Só que armazenar os dólares em casa enquanto o banco investiga a participação de outros funcionários no ato acaba virando um tormento para ele. A saída encontrada pelos gatunos de ocasião é esconder o valor numa montanha longe de Buenos Aires. É quando entram em cena outros três personagens com nomes formados pelas mesmas cinco letras: as irmãs Norma e Morna, e o videoartista experimental com quem elas trabalham, Ramón.