O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foto: Prefeitura Municipal de Puerto Iguazú - Argentina.
A cidade de Puerto Iguazú se destacou como um dos principais destinos turísticos da Argentina nesta temporada de inverno, alcançando uma taxa de ocupação de 100%. A região, conhecida por suas propostas diversificadas de lazer, tem atraído visitantes de várias localidades que buscam uma pausa da rotina.
No total, as férias de inverno mobilizaram mais de 5,5 milhões de turistas na Argentina, sendo um novo recorde para a temporada e superou as expectativas do setor.
Segundo informações do Ministério do Turismo, o grande impulso nesta temporada veio da chegada de turistas estrangeiros, que pelo quarto mês consecutivo marca números históricos com a entrada de 600 mil pessoas e um impacto econômico de mais de 400 milhões de dólares.
As províncias de Salta, Santiago del Estero, Misiones, Catamarca e San Juan e a cidade de Buenos Aires foram os distritos com maior taxa de ocupação, enquanto Bariloche, San Martín de los Andes, Ushuaia, Mendoza, Tandil, a cidade de Salta e Puerto Iguazú foram os destinos mais escolhidos.
Durante os 15 dias de férias de inverno, a Aerolíneas Argentinas transportou um total de 800.000 passageiros, 15% a mais que no mesmo período de 2019 e projeta para todo o mês de julho mais de 1,2 milhão de passageiros.
“Voltamos a ter uma temporada recorde, como já tínhamos no verão e em todos os fins de semana prolongados. De mãos dadas com a PreViaje conseguimos evitar a baixa temporada este ano e de mãos dadas com a chegada massiva de turistas estrangeiros, que ultrapassam os números pré-pandemia, fechamos uma histórica férias de inverno”.
Diz o Ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens.
Puerto Iguazú
Em Misiones, o movimento foi superior a 2022 em 5% e foram mobilizados 15 bilhões de pesos. Puerto Iguazú teve uma taxa de ocupação de 96%.
As cidades vizinhas também registraram altas taxas de ocupação: Posadas (96%), San Ignácio, El Soberbio e Oberá (95%), Aristóbulo del Valle (90%) e Eldorado (86%). Durante a segunda semana de recesso de inverno, o número de chegadas ultrapassou 60 mil, com uma estadia média de 6,1 noites.