É feriado na Argentina neste sábado, dia 17 de junho! O dia é uma homenagem a Martín Miguel de Güemes, uma personalidade fundamental da independência argentina, ele foi militar, político e o primeiro governador da província de Salta.

O feriado na Argentina é positivo para o turismo. Os hotéis de Puerto Iguazú já registram uma ocupação de 85% para o fim de semana, de acordo com informações do portal La Voz de Cataratas. As autoridades também reforçam as medidas de segurança para uma estadia tranquila em Puerto Iguazú.

Argentina
Foto: Prefeitura Municipal de Puerto Iguazú – Argentina.

Últimos meses com bom movimento turístico
O aeroporto de Puerto Iguazú (Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú) foi o 5º mais visitado do país em maio, sendo registrado 136.543 passageiros, ficando atrás apenas de Mendoza (4º lugar), Córdoba (3º lugar), Ezeiza (2º lugar) e Aeroparque (1º lugar) em Buenos Aires.

A chegada de turistas do Chile, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e México registrou um crescimento significativo, superando os números pré-pandemia. Para os meses de inverno, as autoridades projetam a entrada de mais de 1,5 milhões de turistas estrangeiros.

Quem foi Martín Miguel de Güemes?

Martín Miguel Juan de Mata Güemes Montero de Goyechea y la Corte, nasceu em 8 de fevereiro de 1785 na cidade de Salta . Seus pais eram Gabriel de Güemes Montero e María Magdalena de Goyechea y la Corte. Ele tinha sete irmãos.

Aos 14 anos, iniciou sua educação militar como cadete no Regimento de Infantaria Fixo de Buenos Aires, com sede em Salta, embora posteriormente tenha concluído seu treinamento militar em Buenos Aires . Na capital do Vice-Reino do Rio da Prata estudou também no Real Colégio de San Carlos.        

Imagem reproduzida da Internet.

Em 1806, Güemes participou como oficial subalterno da Reconquista de Buenos Aires quando as tropas inglesas invadiram a cidade. À frente da esquadra dos hussardos de Pueyrredón, em 12 de agosto daquele ano embarcou com a cavalaria no encalhado navio de guerra inglês Justine, ato pelo qual foi distinguido como defensor de Buenos Aires.

Em 1807 também lutou na segunda invasão inglesa . Devido a uma doença respiratória, pediu licença em março de 1808 e voltou para Salta. Em 1810 aderiu à Revolução de Maio . A façanha emancipatória começou a tomar forma e Güemes se entusiasmou com a causa da independência nacional. As autoridades de Salta o nomearam comandante de um esquadrão de camponeses .

Tendo criado o Exército do Norte para deter a contrarrevolução e deter os monarquistas do Alto Peru, Güemes liderou esta esquadra gaúcha e participou em 7 de novembro de 1810 na batalha de Suipacha junto com o referido exército, onde obteve a primeira vitória patriota. Com esse fato, Güemes começou a ganhar notoriedade pública.