Durante cinco dias, o Grupo 100fronteiras esteve em uma expedição por Misiones a convite do governo Argentino para mostrar o que a província tem a oferecer para os turistas. 

Neste período absorvemos e anotamos todas as informações para esclarecer algumas dúvidas referentes a viagem na Argentina, além disso, faremos um roteiro por cada cidade que passamos de Misiones, com valores e contatos.

Essa é a terceira matéria da série “Especial Misiones”, você pode conferir a primeira em Puerto Bemberg clicando aqui e a segunda em El Soberbio aqui.

“A Província de Misiones é contemplada com uma série de reservas naturais na qual formam um corredor verde que é muito importante para a biodiversidade de toda a região.”

Malvina Solis, MINISTERIO DE TURISMO DE MISIONES.

Especial Misiones III – roteiro de um dia em Aristóbulo del Valle

O terceiro dia de viagem foi em Aristóbulo del Valle, cidade localizada aproximadamente 96 km de El Soberbio, uma viagem de 1h20min de carro/ ônibus e 200km de Puerto Iguazú (cidade que faz fronteira com o Brasil). O município conta com uma população de mais ou menos 20.683 habitantes.

A cidade argentina foi declarada a “Capital de Saltos y Cascadas” pela quantidade e variedade cachoeiras que dão origem a mais de 100 quedas.

Entre elas, a que se mais destaca é o Salto Encantado. Aproximadamente 11 km de Aristóbulo del Valle, você acessa o Parque Provincial Salto Encantado, cortado pelo córrego Cuñá Pirú (Mulher Magra em língua guarani) é uma das áreas protegidas mais importantes do centro da Província.

Em meio a um local de intenso verde, coberto de selva, está a grande cachoeira, principal atração do parque. A erosão que as águas do córrego Cuñá Pirú provocaram gerou a queda d’água de 64 metros de altura em um profundo cânion cercado por vegetação, que chama-se a Cachoeira do Encantado

O Parque Provincial Salto Encantado é uma área protegida de 13.227 hectares, ele mantém grande parte da Floresta Misionera juntamente com sua flora, fauna e cursos d’água, o córrego Cuñá Pirú é o que permite a queda do Salto Encantado, sendo o mais alto, mas não o único, pois dentro da área existem 4 cachoeiras menores, acessadas por trilhas.

Salto Encantado

No Parque você pode encontrar exemplares de Guayubira de até 15 metros de altura, a palmeira Pindó, lapachos. O Yacaratiá com seus frutos amarelos e carnudos, o fruto Yaboticaba que nasce do tronco e seus galhos. O Güembé e suas grandes folhas verdes também são identificadas nas árvores da selva, com longas raízes que podem atingir o solo. Também nas árvores você poderá ver: orquídeas, cravos, caraguatás e bromélias, que convocam beija-flores e borboletas.

Graças à sua abundante vegetação, o Parque Provincial Salto Encantado é o refúgio de muitas espécies de aves, onde os fãs podem realizar uma observação de pássaros.

Surucuá Comum (Trogon surrucura), Surucuá Amarelo (Trogón rufus), as cinco espécies de tucanos; Tucano-grande (Ramphastos toco), Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), Arasari-bandeira (Pteroglussus castanotis), Arasari Chico (Selenidera maculirostris) e Arasari Banana (Pteroglossus bailloni).

Todos os dias, ao nascer e ao pôr do sol, um bando de andorinhas sobrevoa a cachoeira do Salto Encantado, espécie endêmica que desce para se empoleirar atrás da cachoeira ou pousar nas paredes rochosas. Ponto perfeito para observá-los do ponto de vista principal.

Saiba mais clicando aqui.

Cuña Pirú Lodge

Cuña Pirú Lodge é um hotel localizado em frente ao Parque Provincial Salto Encantado, que possui 13.000 hectares protegidos, em uma das áreas de maior biodiversidade do planeta.

“Nós trabalhamos para que nossos hóspedes tenham uma experiência completa na selva, percorrendo nossas trilhas, vivenciando uma profunda reconexão com a natureza.”

Daniela Oliveira, gerente Cunã Pirú Lodge.

Além disso, o hotel dispõe de uma completa biblioteca onde você pode encontrar todas as informações sobre Misiones desde a sua história até seus personagens.

Além da completa imersão na natureza, há “quartos na árvore” literalmente, veja:

Cuña Piru Lodge está localizado no centro da província de Misiones, lá é possível visitar aldeias Guarani e percorrer trilhas na selva e interagir com as comunidades de Yvytu Porá, além de conhecer e percorrer a Rota do Chá (mostraremos na matéria IV da série Especial Msiones).

“A experiência mais marcante é visitar o Parque Salto Encantado, a 500m da Pousada, que possui uma incrível cachoeira de 60m de altura e oferece uma das paisagens mais maravilhosas da Selva. Dentro dela ainda vivem os grandes felinos da Selva de Misiones, um número maravilhoso de pássaros e podemos observar tudo percorrendo suas trilhas, caminhando sob as árvores, ouvindo o barulho da água, magia e reconexão com nosso ser natural.”

Finaliza Daniela.
Daniela Oliveira Cuña Pirú Lodge

Saiba mais: Cuña Pirú Lodge

No próximo fim de semana, falaremos sobre a Rota do Chá e a famosa Costanera de Posadas.

Comentários

Deixe a sua opinião