Hoje é um dia importante para nossos hermanos argentinos, neste dia 25 de maio é comemorado o Dia da Pátria Argentina, feriado no país vizinho.

Um pouco da parte histórica, explicada pelo Governo Argentino:

"Entre os dias 18 e 25 de maio de 1810, o processo revolucionário que daria o primeiro grande passo para a emergência do Estado argentino começou a tomar forma no Río de la Plata. 
A chamada Primeira Junta, chefiada por Cornélio Saavedra, opôs-se à Junta de Sevilha que governava na época em nome do rei espanhol Fernando VII. 

Naquele 25 de maio, o vice-rei Cisneros foi demitido e os representantes designados pelo Cabildo assumiram. Ali começou o processo revolucionário que culminaria na declaração de independência em 9 de julho de 1816.
As lutas que avançariam progressivamente para o estabelecimento de governos nacionais e republicanos na América Latina ocorreram ao longo de todo o século XIX.
Hoje, é comemorado aquele 25 de maio de 1810 em que uma multidão se reuniu na Plaza de Mayo para celebrar a defesa da soberania popular."

Para comemorar, as famílias se reúnem para comer os pratos típicos da Argentina.

Também comemos “locro” que é uma comida típica, pastelitos e empanadas.

Explica Pamela leite, jornalista do portal argentino La voz de cataratas.

Também são feitos desfiles nos principais pontos das cidades argentinas, com as forças de segurança, e escolas, os alunos se vestem e representam o que aconteceu na semana de maio de 1810.

Dia da Pátria Argentina
Desfile Dia da Pátria Argentina.

Durante toda a semana é uma escarapela (um distintivo azul e branco), que na época era usado pelos patriotas para se diferenciar dos espanhóis.

É feriado em Puerto Iguazú?

Em razão ao Dia da Pátria Argentina, alguns estabelecimentos oficiais e as escolas não vão abrir em Puerto Iguazú. Mas os estabelecimentos a princípio vão estar abertos devido ao turismo.

Os comercios gastronômicos vão estar oferecendo pratos típicos da Argentina, então para quem gosta da gastronomia, é um bom dia para ir lá passear.

Comentários

Deixe a sua opinião