Quando pensamos na Argentina, algumas das primeiras coisas que vêm à mente são o tango, a carne suculenta e, claro, as cores azul celeste e branco de sua amada bandeira. No dia 20 de junho, os argentinos celebram o Dia da Bandeira, um feriado nacional dedicado à bandeira argentina e ao seu criador, Manuel Belgrano, que faleceu nesta data em 1820.
Criada durante o movimento de independência do país, a bandeira argentina é mais do que um simples símbolo nacional. Ela é a representação de uma nação resiliente, de seu povo orgulhoso e de sua rica história. E, em 20 de junho, este pedaço de pano azul e branco se torna o protagonista de uma comemoração recheada de orgulho e patriotismo.
Veja também:
A origem
A autoria da bandeira argentina é atribuída a Manuel Belgrano, uma das principais figuras da independência argentina. Durante sua liderança nas tropas da província de Rosário, Belgrano percebeu que os soldados usavam distintivos diferentes e propôs um único símbolo nas cores azul e branco.
Esse novo símbolo foi aprovado pelo governo do Primeiro Triunvirato das Províncias Unidas do Rio da Prata em fevereiro de 1812. Pouco depois, Belgrano idealizou o primeiro pavilhão argentino com estas cores.
Os significados da bandeira
A escolha das cores para a bandeira argentina é tema de debate. Alguns acreditam que Belgrano se inspirou no azul do céu argentino ou nas cores da imagem de Nossa Senhora das Mercês, a quem era devoto. Outros sugerem que as cores foram inspiradas pela família real espanhola, os Bourbons.
Ao centro da bandeira, um sol amarelo com rosto humano e 32 raios alternados emite um brilho peculiar. Incluído em 1818, o “Sol de Maio” é uma referência à data de proclamação da independência argentina, em 25 de maio de 1810, quando, apesar da chuva, o sol apareceu em Buenos Aires – considerado um bom presságio para o novo país.
Dia da Bandeira: um feriado pátrio
O Dia da Bandeira é considerado um “dia pátrio”, assim como o 25 de maio e o 9 de julho, onde a nação argentina é celebrada com grande fervor. Nesses dias, os argentinos se deleitam com pratos tradicionais, como o locro e os pastelitos.
A importância da bandeira para os argentinos é tão grande que existe até um monumento em sua homenagem na cidade de Rosário. Neste dia 20 de junho, portanto, não se surpreenda ao ver o céu argentino tingido de azul e branco, em uma celebração do orgulho e da história de uma nação.
Relacionado