A cidade argentina de Puerto Iguazú, localizada na Província de Misiones, na Argentina, está de aniversário neste mês de setembro. Completando 122 anos da chegada da colonização hoje, dia 10, a cidade tem muitas curiosidades, a começar pela data de fundação.

Diferente de Foz do Iguaçu que comemora o aniversário na data oficial de criação do município em 1914, Puerto Iguazú comemora como aniversário a data em que as primeiras estradas foram abertas para dar início a região.

Para entender melhor isso, vamos voltar na história. Localizada no extremo nordeste da Argentina, a cidade está situada há cerca de 17 km das famosas Cataratas do Iguazú, e por muito tempo, foi a principal porta de entrada para que brasileiros que viviam na fronteira desfrutassem do comércio argentino.

No século XVI, Álvar Núñez Cabeza de Vaca, explorador espanhol, trouxe a atenção europeia para as Cataratas do Iguazú em 1541, impressionado pelo ensurdecedor som que ecoava por quilômetros. Apesar disso, somente após a década de 1880 a região começou a ser habitada por aborígenes, permanecendo sob a influência da missão jesuíta Santa María del Iguazú. Em 1881 Corrientes vendeu uma extensão de terra que se tornaria Iguazú.

Transações de propriedade seguiram-se, chegando a mãos de José Gregorio de Lezama, que financiou uma expedição exploratória. Em 1882, o governador de Misiones dividiu o território em departamentos, nomeando o norte como Iguazú. Contudo, a subdivisão continuou até 1898, criando 14 departamentos, incluindo Frontera, que cobria Iguazú.

Em 1901, o governador Lanusse tentou iniciar uma viagem turística pelo rio Paraná até Iguazú, mas a falta de acesso às quedas limitou o passeio. Foi então que a filantropa Victoria Aguirre doou fundos para construir uma estrada. E isso marcou a data simbólica de fundação de Puerto Iguazú em 1901.

Prefeitura - Puerto Iguazú
Prefeitura – Puerto Iguazú.

“Devido a esse fato histórico, os moradores de Puerto Iguazú comemoram o aniversário do município a partir desta data. Mas o fato é que a criação oficial como município só ocorreu em 1971”, explica o historiador Dr. Micael Alvino da Silva.

Continuando a história. A presença das Cataratas norteou a criação da cidade. Segundo mostra o site da prefeitura de Puerto Iguazú, em 1902 o Governo Nacional reservou as terras que mais tarde formariam o Parque Nacional do Iguazú.  As terras foram leiloadas em 1907. Em 1913, surgiram escola, delegacia e subprefeitura, e o povoado foi chamado de Puerto Aguirre em 1916. Em 1934 foi criado oficialmente o Parque Nacional do Iguazú, na qual toda a região de Iguazú pertencia ao Parque.  

Vivendas do Parque Nacional do Iguazú.
Casa no Parque Nacional do Iguazú.

Em 1942 foi criado o departamento de Iguaçu. Em 1943, o Presidente da Nação decretou a restituição do nome “Iguazú” ao porto e à área onde estão localizadas as Cataratas. No período de 1945, foi dado início à construção do Hospital, sendo sua inauguração realizada em outubro de 1946. A iniciativa para construção de moradias destinadas a funcionários, trabalhadores de estradas e guardas-parques ganhou impulso, assim como a criação de uma fábrica de tijolos e a construção de cais. Em 1947, a Dra. Marta Schwarz se destacou ao chegar a Puerto Iguazú graças ao seu trabalho incansável como médica.

O desdobramento da Rota Nacional 12 desencadeou um significativo aumento no fluxo turístico em direção às Cataratas. O aeroporto começou em 1948. A provincialização de Misiones ocorreu em 1953 e a criação do Município de Puerto Iguazú em 1971, quando houve o desmembramento das terras, que antes pertenciam tudo ao Parque Nacional. E 1973 marcou a data da criação do município de segunda categoria.

Quando a venda de terras na área urbana foi aberta pela primeira vez em 1948, houve um aumento populacional explosivo que só foi freado nos anos 1990 pela Lei de Convertibilidade, que tornou muito mais atraente a margem oposta de Foz do Iguaçu.

Primeira Aduana - Puerto Iguazú
Primeira Aduana – Puerto Iguazú.

Hoje, apesar de ser pequena, com cerca de 70 mil habitantes, Puerto Iguazú é pura emoção. Conhecida pela imensa variedade gastronômica, as noites na cidade argentina são bastante agitadas, frequentadas principalmente por turistas.

Devido a baixa do peso, os brasileiros adoram fazer compras em Iguazú. O comércio é composto essencialmente de hotéis, restaurantes, feiras ao ar livre e comidas típicas como bife de chorizo, alfajores, empanadas, vinhos, entre outros.

Feirinha da Argentina.
Feirinha da Argentina.