Animais do Parque das Aves comemoram o Dia das Bruxas

1613

Os animais que habitam o Parque das Aves já estão preparados para celebrar o Halloween com muitas frutas docinhas e travessuras! Nesta terça-feira, 31, a Divisão de Bem-estar Animal estará ofertando itens de enriquecimento ambiental temático para o Dia das Bruxas. E quem estiver visitando o Parque neste dia poderá conferir de perto toda essa festa.

O enriquecimento ambiental já é uma atividade diária no Parque das Aves, sendo extremamente importante para o bem-estar físico e psicológico dos animais. A diferença é que nessa data ele traz atividades com temas referentes ao Halloween, uma data que já entrou no calendário festivo dos brasileiros. “Nossa expectativa é que os visitantes aproveitem a experiência, pois para os animais o oferecimento de itens de enriquecimento já é rotina. O que muda é que os itens estão sendo oferecidos de maneira temática”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque.

A atividade fornece estímulos sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais através do oferecimento de frutas que não fazem parte da dieta regular, itens que promovem um aumento no forrageio (que é o comportamento natural de procurar alimento), como picolés de frutas, e itens que permitam gastar os bicos, como móbiles de papelão, bambu e madeira. Além disso, a quantidade de enriquecimento precisa se adaptar à quantidade de aves no recinto, pois todas precisam ter acesso aos itens ofertados.

O Parque das Aves sempre se preocupou com a qualidade de vida dos animais sob seus cuidados, focando seu trabalho no bem-estar animal. “Um animal tem um bom grau de bem-estar se estiver bem-nutrido, saudável fisicamente, em um ambiente adequado e livre para expressar comportamentos naturais”, comenta Paloma.

A supervisora de enriquecimento ambiental, Roberta Manacero, preparou tudo com sua equipe para que o evento aconteça com sucesso. “O trabalho é intenso, afinal vamos oferecer itens para uma parte dos 1400 animais que vivem no Parque, mas a dedicação da equipe é fortemente recompensada quando verificamos o interesse deles. Não há nada que seja mais gratificante do que a manutenção do bem-estar animal aliada à participação dos visitantes do Parque!”

Com 23 anos de existência, o Parque das Aves atrai turistas de todos os lugares do mundo, mas principalmente brasileiros e argentinos. No Parque, o visitante entra em contato com mais de 1400 animais, de quase 200 espécies. O Parque das Aves fica em frente ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e está aberto todos os dias, das 8h30 às 17h. O ingresso custa R$ 40 e para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao Parque Nacional, mediante apresentação de comprovante de endereço no próprio nome e RG, o valor da entrada é R$ 10 (valores podem mudar sem aviso prévio).

Assessoria




Deixe um comentário