A importância do networking de troca

107

[#GustavoSiqueira]

 

Não é à toa que dizem que as melhores ideias surgem de onde menos esperamos. O conhecimento, por exemplo, além do estudo, vem também das conversas, contatos e vivências. Em um momento onde tudo é novidade, se basear apenas nos livros é antiquado, é preciso se conectar com o mundo, conhecer gente e histórias. O primeiro passo para alcançar conexões e dividir sabedorias é manter uma completa rede de relacionamentos. Inclua no seu círculo social diferentes grupos de pessoas, dos que compartilham da sua carreira, rotina e suas experiências até aqueles que vivem um dia a dia diferente.

Chamamos de networking da troca, uma oportunidade para, como o nome indica, trocar informações, se atualizar sobre o mercado e gerar boas ideias. O networking é uma poderosa ferramenta que, quando bem utilizada, pode ser fundamental para o desenvolvimento individual no mercado de trabalho. O ideal é criar esse vínculo de forma natural, não vale procurar pelas pessoas só quando precisa, fortaleça laços com reuniões leves e descontraídas, que são também onde ocorrem a maior troca de informações e conhecimentos. Nesse sentido, você já ouviu falar na “hora-bar”?

O conceito muito difundido, especialmente nas palestras e falas do diretor de Marketing e Ambienteis Digitais Romeo Busarello, expõe um formato diferente de compartilhar ideias, busca atualizar o modelo da tradicional reunião corporativa e, desta forma, desenvolver mais a criatividade, melhorar os resultados, além de conquistar uma equipe mais engajada e participativa. Ao invés das reuniões com mesas longas e cadeiras ergométricas, a “hora-bar” pode ser feita em qualquer lugar onde os participantes se sintam à vontade para debater. E se engana quem compara o momento a uma festa ou até um happy hour, a reunião pode ser descontraída, mas o intuito é falar apenas do mercado e seus derivados.

Depois de tudo isso, você consegue perceber como pode aproveitar muitos momentos da sua rotina para dar um F5 na sua vida profissional? Um almoço, uma chamada no Skype, uma caminhada, uma viagem. Em todos esses momentos, com conexões certas, você tem a oportunidade de abrir os olhos e a mente para novidades e, por que não, ter insights para o seu negócio. Não tenha receio, esses momentos precisam fazer parte da agenda de um bom profissional. Faça uma análise interna, liste mentalmente quantas oportunidades já deixou passar pela falta de um bate-papo que agregasse, que fosse o pontapé inicial para transformar uma pequena luz em algo grande. Considere incluir o networking de troca na sua rotina e comece já. Não adianta procurar pelas pessoas só quando precisar, construa esse relacionamento, faça contato com quem conhece, marque uma hora-o que você quisere vá preparado para voltar com o dobro de conhecimento.

Por Janaina Manfredini, especialista em estratégia e gestão

 

Effecta




Deixe um comentário