Anúncio Publicitário.

Você já viu um pé de café? Se a resposta for não, este texto é para você. E se a resposta for sim, o convido a viver esta experiência que mostra desde o grão, a torra até ensinar a passar o café da maneira correta.

A Boutique de Café está localizada no coração de Foz do Iguaçu, na rua Tarobá, 577, indexada ao Hotel Wyndham. Além disso, a Boutique é conhecida como o mercado de café e ao longo desta matéria vou explicar o porquê. 

O objetivo principal, é trazer a experiência da fazenda para a região trinacional e, para entender melhor como funciona, a equipe 100fronteiras foi até a Boutique do Café para conhecer e aprender um pouco mais sobre a segunda bebida mais consumida no Brasil. 

Chegando na cafeteria percebemos algumas “plantas” em frente ao estabelecimento que, a princípio, passaram despercebidas. Nem imaginávamos que eram pés de café! Depois, com o auxílio dos colaboradores, podemos colher alguns grãos e até experimentar. 

Pé de café na Boutique de Café
Pé de café.

“Apesar de estar meio receosa de provar o grão cereja direto do pé, eu arrisquei e o resultado foi um sabor adocicado e curioso, algo que eu não imaginava”.

destaca a jornalista Patrícia. 

Quando entramos, o cheiro de café dominou o ar e a cafeteria encantou com seus produtos e sacos de grãos de café que ajudam a compor a decoração do ambiente.

O primeiro pedido foi de um café expresso, o tradicional da casa. Todas as bebidas à base de café servidas lá são do Café Dona Irani – moídos e torrados na hora, vindos direto da Fazenda Dona Irani situada na cidade de Gália, estado de São Paulo. O café que provamos nem chegou a passar por embalagens!

Café Dona Irani
Café Dona Irani.

Na Boutique de Café, você pode acompanhar o processo de torra do café que você irá tomar. São vários os tipos de torra, de acordo com a sua preferência do tipo de café: mais forte ou mais fraco. Na hora, os colaboradores explicam o passo a passo de como fazer. 

Além disso, também há a possibilidade de escolher o grão. 

  • Grão moca: é um grão que não se dividiu formando duas metades com o corpo mais arredondado, na torra o sabor sai mais amendoado.
  • Grãos com bebida mole pontuados: mais doces e mais achocolatados.
  • Grãos bebida dura: bebidas de altitude mais baixas, onde a crema do café é sua grande característica.
  • Green coffe, ou café verde: são os grãos antes de serem torrados, podendo torrar na hora, em casa ou em seu estabelecimento comercial.

Vale ressaltar que os colaboradores são especialistas no assunto e, quando você for lá, eles vão orientá-lo da melhor maneira. E caso o cliente queira comprar apenas o grão para moer em casa, também é possível. 

Na Boutique de Café, também estão disponíveis os cafés fermentados, os quais possuem os grãos fermentados na cachaça, capim limão, hortelã e no cardamomo.

Café torrado na hora.

Aprendendo a coar café 

Depois do processo com a torra, chega a melhor parte, hora de coar o café e perfumar a Boutique com aquele aroma que só ele tem. 

Os cafés podem ser coados direto na mesa do cliente que pode escolher entre vários processos de extração, como por exemplo a prensa francesa ou o syphon, além disso ele escolhe o tipo de grão que quer beber.

métodos para coar o café
Métodos para coar o café.

Aprendemos a coar o café com o Sr. Junior, CEO e especialista em cafés da Boutique de Café. 

“O café pode ser bonito, mas ele tem que descer bem.”

diz junior.

O café que Junior passou para experimentarmos foi o fermentado na jabuticaba, e vou te dar um spoiler: nem precisa de açúcar!

Mas para ensinar a passar o café vou abrir espaço para o especialista, veja o vídeo abaixo. 

O café ficou delicioso e, quem toma café com açúcar, vai se surpreender quando tomar este. O café já é adocicado por conta da fermentação.

Curiosidades ao passar o café, pontuadas por Junior: 

  • Se você coa com filtro de papel, a primeira coisa a se fazer é escaldar o filtro para tirar a goma (o branco do filtro é goma) e não é benéfico para saúde; 
  • Jogar um pouco de água a 95º (não pode ferver a água) para hidratar os grãos, abrindo assim os poros liberando mais o sabor
  • Aguardar 30s e então, jogue a água. Primeiro no meio e vá “abrindo” aos poucos, empurrando a borra de café para as laterais;

Aproveite este friozinho de Foz do Iguaçu e viva essa experiência!

Espaço Publicitário