Colégio Sesi Internacional - display portal

No início do mês de agosto, Foz do Iguaçu ganhou um novo espaço de lazer, o Tiki Bar, um lugar com a pegada descontraída, ideal para happy hour e para uma experiência havaiana na terra das Cataratas.

Por trás do resultado do Tiki Bar existem grandes artistas, e melhor: artistas locais. Afim de valorizar e oportunizar os artistas iguaçuenses, o Complexo Rafain lançou o desafio: um bar Tiki, o primeiro de Foz do Iguaçu.

Assim como a ideia dos drinks, que é surpreender, trazendo novas sensações, o espaço não poderia ser diferente, e o desafio ficou nas mãos dos artistas locais Moisés Ferreira de Souza, Edjan Rocha Jessica Martins e Alisson Cesar Luz.

Os artistas do Tiki Bar

Moisés que foi quem ficou responsável pelos elementos do bar, como a máscara da fachada, os pilares do balcão e o espaço externo temático. Entregou tudo com singularidade, uma originalidade Tiki Bar.

Moisés conta que o maior desafio no trabalho do bar foi manter o estilo e a linguagem em harmonia com o todo, pois foram vários artistas trabalhando juntos. E o resultado final, não poderia ter ficado melhor.

“O resultado final com todos os elementos ficou show, melhor que imaginei.”

comentou moisés.
Moises Ferreira escultor Tiki Bar
Moisés Ferreira é escultor.

Moisés tem 42 anos, é iguaçuense e já está no ramo há 15 anos. Já fez trabalhos no Jurassic Pizza aqui de Foz e outros trabalhos internacionais, como no Paraguai em loja de colecionáveis. Também já trabalhou em agências de publicidade como ilustrador. Ele começou na escultura como um hobby e fez disso seu trabalho.

Móveis rústicos do Tiki Bar

Completando os elementos do Tiki Bar, Edjan Rocha foi quem fez móveis e as luminárias. Edjan conta que trabalha com várias linhas de móveis rústicos. Ele diz que a experiência neste estilo havaiano foi legal e única, pois pôde trazer o estilo havaiano para Foz do Iguaçu, mesmo estando tão longe da praia.

Tiki Bar Foz
Edjan fez os móveis e luminárias do Tiki Bar.

“Toda arte é um desafio, essa foi legal e exclusiva para mim, uma das primeiras havaianas em Foz.”

Edjan rocha.

Edjan é um artesão iguaçuense, tem 46 anos e está há 15 anos no mercado de móveis rústicos. Ele aprendeu a ser artesão em Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina. Edjan tem móveis rústicos espalhados por toda cidade, inclusive no Parque das Aves.

Contato: Edjan Rústicos

Vida e cor do Tiki Bar

Quem trouxe vida e cor ao Tiki Bar foi Jessica Martins, ela quem fez o mural e os barris do bar.

“O mês que eu fiz o projeto para o Tiki Bar, fazia 1 ano que eu tinha feito minha primeira parede na cozinha da minha casa.”

Diz Jessica num tom alegre.

Ela diz que durante o intervalo de tempo já havia realizado outras artes, mas nada parecido com o feito no Tiki Bar, e acrescenta que a experiência não poderia ter sido melhor.

“Foi uma experiência nova em diversos aspectos! Trabalhar em público, com várias pessoas assistindo o processo foi algo bem legal também e novo pra mim!”

Jessica martins.

Quando pergunto sobre o maior desafio para ela, ela conta que a parede preta exige o dobro de trabalho, pois é preciso cuidado para a cor perfeita. A parede texturizada também requer um pouco mais de cuidado na hora de fazer os acabamentos no desenho. Mas, quem já foi no Tiki pôde ver que Jessica caprichou na arte!

“O resultado ficou melhor do que eu esperava! A arte feita à mão tem dessas surpresas, a gente sempre começa achando que não vai dá certo e no final, mesmo com os desafios e inseguranças, somos surpreendidos pelo resultado! Eu amei participar desse projeto.”

Diz Jessica Martins.

Jessica é iguaçuense, tem 29 anos e é formada em engenharia ambiental, ela conta que trabalhos manuais e arte eram apenas um hobby. Na pandemia, Jessica perdeu o pai, entretanto, além da perca, o período que ficou em casa aflorou seu lado artístico. Para ela, criar letterings e afins se tornou uma terapia.

Então eu comecei a postar nas minhas redes sociais o que eu fazia, sem nenhuma pretensão de vender nada, mas depois de receber tantas mensagem de amigos e familiares interessados, me senti encorajada para profissionalizar meu hobby!

Jessica explica.

E então o @artefolio nasceu, em setembro de 2020. Nesse período ela já fez mais de 30 artes em paredes de casas, escritórios, igrejas, studios, ambientes comerciais, até num quiosque de praia em Santa Catarina já tem uma arte de Jéssica Martins.

Identidade visual Tiki Bar

O responsável em dar identidade visual ao Tiki Bar foi Alisson Cesar Luz, ele teve liberdade criativa para desenvolver o logo. Tanto é que ela foi desenhada a mão e posteriormente digitalizada. Também produziu algumas fotos e vídeos para as mídias digitas e o layout do cardápio. Ele conta que o que mais gostou no projeto foi a liberdade que teve para idealizar seu trabalho.

“A melhor parte é ver tudo pronto, concluído, e tendo a aceitação e o sucesso que teve.”

Alisson cesar luz.

Alisson é Designer Gráfico, tem 23 anos e está no ramo há 6 anos. É iguaçuense e apaixonado pelo que faz. Gosta do contato com a natureza, ele diz que isso ajuda com sua criatividade no trabalho.

Alisson Cesar Luz Designer Gráfico Tiki Bar
Alisson Cesar Luz na inauguração do Tiki Bar.

Com toda sua carreira pela frente ainda, Alisson se define como uma pessoa calma, e artístico em tudo que faz, minimalista e perfeccionista. Já trabalhou para várias empresas que são referências na cidade.

O gestor de Marketing do Complexo Rafain, Hugo S. Merlin, conta como foi para reunir todos os artistas para o trabalho no Tiki Bar Foz.

Como gestor de Marketing do Complexo Rafain, reunir todos esses artistas locais, excelentes naquilo que fazem, foi um grande desafio. Digo isso porque alguns deles estão começando suas carreiras, e encontrá-los foi praticamente uma caça ao tesouro. Meu sentimento ao ver o Tiki Bar Foz finalizado e em operação, é de dever cumprido e de extrema satisfação.

Finaliza Hugo Striquer Merlin.

O Tiki Bar além de trazer inovação para o setor de entretenimento de Foz do Iguaçu, usou do talento de artistas iguaçuenses para trazer essa nova tendência havaiana na cidade. Com esse pensamento de valorizar o local, finalizo essa matéria. Vale a pena dar uma passadinha no Tiki Bar para conhecer!

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião