Semeando o futuro, o Grupo Sarabia aposta no desenvolvimento da inovação
Innovation Day/ Foto: Divulgação Grupo Sarabia.

No dia 21 de abril é comemorado o Dia Internacional da Criatividade e da Inovação, data que o Grupo Sarabia realizou o “Innovation Day”, nas dependências do Parque Aventura (Salto Monday), na cidade de Presidente Franco, Paraguai.

Naquele dia, a Tecnomyl, Agrofértil e a Agropecuária Campos Novos, apresentaram aos 600 colaboradores que participaram do evento sua estratégia voltada a inovação, como um dos pilares do Grupo.

Pensar fora da caixa, não ter limites para imaginar o futuro, quebrar paradigmas e ir mais além, pensar que minha contribuição e minhas ideias ajudarão o crescimento das empresas e a construir um futuro sustentável, foram alguns dos comentários da diretoria da empresa, que dispuseram como base para poder gerar uma cultura inovadora através de pequenas ações, procurando a cada dia contribuir para criar um mundo mais sustentável.

José Marcos Sarabia, CEO do grupo empresarial, destacou que a inovação faz parte do DNA do Grupo desde o início e ressaltou que esta iniciativa demonstra a importância que eles dão a ela, apresentando desta maneira o “Innovation Day” como um incentivo a mais para o desenvolvimento da inovação.

Semeando o futuro, o Grupo Sarabia aposta no desenvolvimento da inovação
Colaboradores assistindo live Innovation Day/ Foto: Divulgação Grupo Sarabia.

Ele destacou que, atualmente, as empresas de mais valor e mais abrangentes do mercado são empresas inovadoras, que criaram oportunidades além do que estava estabelecido como ideias de inovação. A respeito disso, ele citou como exemplo o UBER e o AIRBNB, em suas áreas.

“As mudanças estão acontecendo rapidamente e as empresas mais importantes do mundo são aquelas que criaram coisas diferentes”.

José Marcos Sarabia

José Marcos Sarabia comentou que no segmento agro ainda não existem muitas inovações disruptivas.

“Eu diria que o agro está apenas começando a inovar. Não temos dúvidas que, daqui há 10 ou 20 anos, as empresas que não inovaram, irão ficar fora do mercado”, ressaltou.

“Estamos apoiando, junto com os diretores e os gerentes, eventos como este, pois acreditamos que para continuar sendo líderes temos que inovar. É importante entender que, inovar não é necessariamente criar algo, podemos inovar melhorando processos e serviços, pensar que em cada área do Grupo um projeto pode fazer toda a diferença no dia a dia das pessoas e da corporação”.

Destacou José Marcos Sarabia.

Ele incentiva aos colaboradores a continuar pensando em como cada um pode contribuir a mais com a empresa, já que irão contar com um setor estruturado, com espaços próprios e equipados com as ferramentas necessárias para ajudar essas ideias se transformarem em algo real.

“Há vários processos sendo trabalhados que estão abertos a receber ideias que possam melhorar um setor de uma empresa, ou que, através da própria empresa, possam contribuir para melhorar a sociedade. Essas ideias serão lançadas e vamos trabalhar a partir delas”, destacou José Marcos Sarabia.

Durante o evento, ressaltaram que esta data será inesquecível para o Grupo Sarabia.

“Comemoramos o Dia Mundial da Criatividade, não podemos falar de criatividade sem falar de inovação”, ressaltou Walmor Roim, Gerente de Marketing da Tecnomyl.

As empresas do Grupo Sarabia buscam otimizar cada setor, por meio da tecnologia.

“A partir de hoje, cada um de nós poderá contribuir com ideias inovadoras, ideias para melhorar nosso entorno e fazer parte do crescimento da nossa empresa. É a ideia que, se cada um soma, juntos podemos inovar”, destacou Devanir Ribeiro Gomes, Gerente de Marketing da Agrofértil.

Fazer com que a inovação aconteça!

“Desde a sua fundação, o Grupo Sarabia traz a inovação ao campo, desde o início focou na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) com conceitos e produtos inovadores, controle de qualidade, prestação de serviços para o agricultor, propondo um modelo de negócio inovador. Integrando-se em boa parte da cadeia produtiva desde a compra da matéria-prima, distribuição de insumos, assistência técnica, produção e comercialização de grãos”, ressaltou Felipi Sarabia, Head de Inovação do grupo empresarial.

Ele destacou que “hoje estamos vivendo em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado, com tecnologias exponenciais surgindo e mudando os hábitos das empresas, mudando o modo de vida das pessoas e impactando a sociedade como um todo.

Com tecnologias exponenciais como a inteligência artificial, a big data, os algoritmos para análise de dados, o blockchain e a realidade aumentada, dentre outras tecnologias exponenciais que vão surgindo”.

Felipi Sarabia também destacou a importância de criar uma cultura de inovação. Acrescentou que, em 2018, a corporação entrou neste movimento.

“Começamos no Setor de Nutrição de Plantas da Agrofértil com dois projetos. Um, quando implementamos a linha de produtos biológicos em nosso portfólio, que está em uma nova fase de estudo nesse momento; e outro, com a implementação de uma nova prestação de serviços para o produtor rural, o projeto de Agricultura Inteligente que oferece tecnologia, soluções e serviços diferenciados para o homem do campo”.

Acrescentou também que, outro marco na corporação, foram as visitas ao Silicon Valley com líderes de diferentes setores das empresas, onde tivemos a oportunidade de fazer vários contatos e convênios com Universidades inovadores e também mais recentemente aqui no Brasil com a área de inovação da Itaipu Binacional, sempre alinhado com os três pilares que guiam este processo:

A Cultura da Inovação, a Gestão de Projetos e a Conexão com Ecossistemas Inovadores.

Todos podemos!

É bom lembrar que, a Tecnomyl está apresentando a quinta edição do concurso de inovação, a qual havia iniciado pela planta industrial, para depois abrir para todos os setores da empresa, conforme ressalta Gilmara Queiroz, Líder da Área de Talento Humano da Tecnomyl.

A ideia iniciou-se com 15 propostas por ano, as quais foram avaliadas por um Comitê Técnico que selecionava os melhores projetos de acordo com o grau de originalidade e viabilidade.

Muitos desses projetos apresentados foram e estão sendo implementados pela empresa.

“O propósito do Concurso é estimular nossos colaboradores a propor ideias, observar e identificar oportunidades valiosas no capital humano que temos em nossas empresas. Queremos identificar essas ideias, estimular o desenvolvimento e a implementação desses projetos para que os resultados obtidos alicercem o crescimento das empresas do Grupo Sarabia, pois junto com as empresas, também desenvolvemos as pessoas”, concluiu Gilmara.

“Este ano lançamos o concurso a nível corporativo, ou seja, para Tecnomyl, Agrofértil e Agropecuária Campos Novos. Para a Agrofértil e ACN será a primeira vez e aproveitando a realização do Innovation Day. A proposta é criar e promover um espaço onde as pessoas possam mostrar suas as ideias”, ressaltou Myrian Sosa, Líder do Setor de Gestão de Pessoas da Agrofértil.

“O concurso de inovação contará, como todos os anos, com prêmios para os melhores projetos participantes. Nesta edição, os ganhadores poderão inclusive visitar os ecossistemas de inovação no Brasil”, finalizou Myrian Sosa.

Novas ferramentas

O Grupo lançou o App BIG IDEA, ferramenta digital para implementação e gestão de ideias e projetos, onde todos os colaboradores terão acesso através dos smartphones e da WEB.

Semeando o futuro, o Grupo Sarabia aposta no desenvolvimento da inovação
Innovation Day/ Foto: Divulgação Grupo Sarabia.

Sobre o Grupo Sarabia

O Grupo Sarabia é líder do Agronegócio no Paraguai, na produção e comercialização de defensivos agrícolas e armazenamento de grãos através das suas empresas Tecnomyl, Agrofértil e Agropecuaria Campos Nuevos.

Seus diretores são José Marcos Sarabia, Paulo Sergio Sarabia e Antonio Ivar Sarabia, que participam ativamente nas ações de responsabilidade social e empresarial, fomentando atividades a favor dos setores mais vulneráveis e de cuidado ao meio ambiente.

Comentários

Deixe a sua opinião