O Pix Uniprime, que de modo geral foi idealizado pelo Banco Central do Brasil entra em operação no dia 16 de novembro, permite a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos.
Atualmente transferências entre instituições financeiras distintas podem ser realizadas somente via TEDs e DOCs, gerando custos e podendo até levar dias para disponibilizar o recurso ao favorecido. Situação similar ao pagamento de boletos e utilização de cartões de débito. Operações que poderão ser substituídas pelo PIX, que disponibilizará o recurso ao destinatário em até dez segundos sem custos para pessoas físicas, com custos reduzidos as empresas.
Com o Pix, essas modalidades de pagamento continuam a existir, mas deixam de ser as únicas possibilidades do mercado. A grande diferença é a rapidez e disponibilidade deste meio de pagamento: enquanto hoje existem restrições de dias, horários para enviar valores através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.
Essas transações poderão ser realizadas:
- Entre pessoas;
- Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.
Como cadastrar sua chave Pix Uniprime
Para usar o Pix, é preciso cadastrar uma chave de identificação junto a sua instituição financeira. Os Cooperados Uniprime poderão cadastrar por meio do APP Uniprime ou nas agências da Cooperativa. Podem ser adicionados quatro tipos de chave Pix a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.
Em outras palavras, em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta, basta informar uma das chaves do destinatário.
Como realizar pagamentos e transferências utilizando o PIX
Os pagamentos ou transferências poderão ser enviados mediante a inserção da chave PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou por meio da leitura de um QrCode disponibilizado pelo estabelecimento ou favorecido.
Para saber mais, acesse a matéria na íntegra, aponte a câmera do seu celular para o QrCode abaixo:
Relacionado