Com o Kumon há dez anos instalado na região da Vila A, Simone conta que a escola passou por três mudanças, isso porque o espaço sempre acabava ficando pequeno para a demanda de alunos que surgiam. “Começamos com uma sede ao lado do supermercado Líder, na avenida, e depois mudamos para uma casa próximo ao Gramadão, mas o espaço continuava a ser pequeno. Então finalmente nos mudamos para um prédio novo, com um espaço bem mais amplo e moderno, em frente ao Gramadão.”

O primeiro contato de Simone com o Kumon foi há 18 anos, quando ela iniciou a faculdade de matemática e sentiu dificuldades em cálculo. Então encontrou no curso o local ideal para aprimorar seu conhecimento. Em pouco tempo passou a trabalhar na unidade em que estudava e logo surgiu a oportunidade de assumir o comando da franquia.

Sala de estudo do Kumon. (Foto: Divulgação)

Método de ensino do Kumon

O Kumon é um curso que foi criado no Japão em 1954, quando o professor de matemática Toru Kumon passou a elaborar exercícios para melhorar o desempenho escolar de seu filho. De lá para cá, o método foi destacando-se e hoje está no mundo todo.

A franquia se consolidou e se caracteriza por ser uma forma de ensino baseada no estudo no lar, ou seja, o aluno vai duas vezes por semana até a unidade realizar atividades, mas todos os dias ele estuda em casa, desenvolvendo assim habilidades como disciplina, rotina, hábito de estudo e autonomia. “É um método baseado no potencial da criança. O aluno vai desenvolver a partir daquilo que ele consegue fazer”, explica Simone.

O Kumon da Vila A conta com as disciplinas de matemática, português e inglês. Além disso, é um curso para todas as idades, desde bebês até idosos; enfim, todos podem estudar no Kumon. E para cada aluno existe um método personalizado de ensino. Ou seja, são desenvolvidas atividades de acordo com o grau de conhecimento da pessoa. Assim, mesmo estando 50 estudantes numa sala, cada um estuda individualmente com seu material, com orientadores do método à disposição para tirar as dúvidas. Eles não ajudam a resolver os problemas em questão, pois o material é desenvolvido para que o aluno solucione os exercícios sozinho.

Mais do que servir como um reforço escolar para os alunos, o Kumon os prepara para a vida.

“Nós temos alunos de 3 anos, pois os pais já estão vendo o Kumon como uma fonte de desenvolvimento, porque essa criança ainda não está na escola. Então aqui, mais do que trabalhar português, matemática e inglês, nós preparamos o aluno para se tornar autodidata, por meio de um processo de aprendizagem focado em tornar o aluno confiante e capaz de enfrentar os desafios sozinho”.

Simone Bastos
Simone recebendo o troféu do Clube Ouro. (Foto: Divulgação)

Clube Ouro

Simone se orgulha ao destacar que a unidade do Kumon Vila A está entre as que fazem parte do Clube Ouro – um título que reúne as melhores franquias do Kumon da América do Sul. “Essa conquista se dá pelo alto índice que temos de permanência dos alunos no Kumon. Eu também invisto bastante na gestão e no compromisso com o treinamento da minha equipe, que é sólida e engajada. Além dos treinamentos que a própria franquia oferece, eu invisto em demais treinamentos, focada na qualidade e excelência do nosso atendimento. Também me preocupo com o desenvolvimento emocional dos colaboradores e trabalho com eles, pra que eles trabalhem com as crianças, porque a gente é o que a gente pensa. Prova disso são os investimentos em treinamentos de autoconhecimento, inteligência emocional, motivacional etc. E acredito que tudo isso contribui para que o Kumon da Vila A seja um sucesso”, finaliza.

Endereço: Rua Amoreira, 571 – Vila A – Foz do Iguaçu

Telefone: (45) 3575-5622

Site: http://www.kumon.com.br/pr/foz-do-iguacu-vila-a

Matrículas abertas o ano todo!

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião