Com um olhar amplo na medicina ortopédica, Dr. Dermerson Martins traz para Foz do Iguaçu novidades adquiridas no 15° ICSES (Congresso Internacional de Cirurgia do Ombro e Cotovelo), sediado em Roma, que ocorreu no último mês de setembro.

Este congresso, que acontece a cada 3 anos, é reconhecido como o principal evento global na ortopedia de ombro e cotovelo.

O evento reuniu 2.000 cirurgiões de ombro de 75 países. A delegação brasileira se destacou, sendo a quarta maior com 140 cirurgiões. O evento ofereceu aulas simultâneas em salas distintas, abordando diversas patologias ortopédicas da área. Os profissionais conduziam as discussões e compartilhavam suas experiências nestes variados temas. Além das aulas, os momentos de intervalo também foram ricos em trocas de experiências entre os especialistas de diferentes nacionalidades, destaca o Dr. Dermerson.

Nas interações de networking, Dr. Dermerson enfatiza a oportunidade de se aprofundar em técnicas utilizadas globalmente. “Os avanços em próteses navegadas têm chamado a atenção, pelas significativas inovações.

Veja a entrevista na íntegra.

Para exemplificar, ao avaliarmos uma articulação com artrose (importante desgaste e perda óssea) realizamos uma tomografia computadorizada e com esses dados em mãos, é possível transferí-los para um software especializado, que indicará, no momento da cirurgia, o local anatômico exato para instalar a prótese, mesmo com toda irregularidade ou falta óssea do local da doença.

“Em eventos como o ICSES, temos a chance de atualização, aprimorando o aprendizado e assimilando novas tecnologias, permitindo que os pacientes da Tríplice Fronteira se beneficiem desses avanços.”

Tendências no Brasil

O Brasil se destaca como pioneiro em patologias traumáticas (fraturas) evidenciando um alto número de pacientes submetidos a cirurgias complexas e os resultados têm sido surpreendentes. Além da experiência obtida pelo grande volume destas cirurgias, uma crescente rotina de publicações científicas tem sido essencial para compartilharmos uma visão global destas doenças e como melhor tratá-las.

“Na área de Ortopedia e Traumatologia, costumamos brincar que a anatomia não muda. Contudo, percebemos que, mesmo repetindo um procedimento cirúrgico diversas vezes, os resultados podem variar.

Por vezes, utilizamos os mesmos materiais e técnicas cirúrgicas em pacientes com perfis semelhantes, mas podemos observar recuperações pós-operatórias distintas, pela peculiaridade de cada indivíduo. Enquanto alguns se reabilitam no tempo ideal, outros podem apresentar uma evolução mais lenta”.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, o Dr. Dermerson enfatiza a importância desta afiliação em sua carreira como subespecialista nesta área.

“O privilégio de fazer parte de uma sociedade como esta é a participação ativa em todos os eventos especializados”, cita.

Dr. Dermerson Martins, médico, especialista em Ortopedia e Traumatologia
Dr. Dermerson Martins, médico, especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Além do congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, que acontece nos anos pares, abertos a todos os interessados na ortopedia, ocorre no anos ímpares o “Closed Meeting”, um encontro exclusivo para membros da sociedade para debates em profundidade das particularidades da ortopedia nacional e as melhores práticas clínicas e cirúrgicas.

Cada insight adquirido, quando somado ao nosso conhecimento prévio, só enriquece e potencializa nossa atuação profissional.” finaliza.

Atendimento em Foz do Iguaçu

Dr. Dermerson atende no Centro Ortopédico Iguassu, localizado na Torre Marechal, 6º andar – Rua Marechal Floriano Peixoto, 960
Instagram: @dr.dermerson
Contato: (45) 99118-9151

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.