Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Turismo

Viaje para o Jalapão com a Flytour

Viaje para o Jalapão com a Flytour
100Fronteiras 100Fronteiras
19/07/2017 10:39hs

Por: Dani Gavazzoni

 

Localizado no estado do Tocantins, Jalapão é destino conhecido pelos apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões, serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Viaje para o Jalapão com a Flytour

 

 

A cada ano cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Norte do Brasil em busca desse destino, que já é um dos principais do ecoturismo do país. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.

Viaje para o Jalapão com a Flytour

 

 

Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, indo de acordo com o perfil e interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal à prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

Viaje para o Jalapão com a Flytour

 

 

Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente cem metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão-postal do Jalapão composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita aos turistas vivenciarem a cultura local; a Serra do Espírito Santo, formação rochosa em que é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, uma encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Viaje para o Jalapão com a Flytour

 

 

 

A preocupação em manter preservada essa incrível riqueza natural é representada pela presença de vários instrumentos de conservação, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

 

 

O Jalapão precisa ser encarado com coragem de quem quer desbravar e conhecer a natureza como ela é. A paisagem quase intocada é de uma beleza singular e incontestável que fica para sempre registrada na memória!

 

Leia também

Thermas Piratuba Park Hotel inaugura Espaço Wellness

Thermas Piratuba Park Hotel inaugura Espaço Wellness
O Thermas Piratuba Park Hotel inaugurou na última sexta-feira (dia 18), um novo espaço voltando ao relaxamento e cuidados com a beleza e a saúde da mente e do corpo. Durante um coquetel, que contou com a presença de convidados especiais, o Espaço Wellness foi oficialmente inaugurado, com o propósito de...