Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Segunda edição da Oda al Vino será realizada em Iguazú

Segunda edição da Oda al Vino será realizada em Iguazú
100Fronteiras 100Fronteiras
17/06/2016 09:43hs

Por: Gisela Viana

Fotos: Giordano Carra

 

A comunicação, desde as épocas remotas, tem sido fundamental para a interação entre os povos. Pelo ar chegavam nossos visitantes (único aeroporto da região) para visitar as Cataratas, desfrutar a vida tranquila que aqui nos era oferecida. Contava-se com um único hospital, que oferecia serviços aos habitantes dos três países. Os turistas, misturados com os moradores, passavam as tardes no circo e teatro que somente Iguazú possuía.

 

Em virtude das variações das cheias do Rio Iguaçu, foram construídos os sete molhes que ainda hoje nosso porto ostenta. Saindo dali se achava encravado o primeiro hotel da região e de suas janelas era possível apreciar belos entardeceres sobre os pontos das três fronteiras.

 

Hoje Puerto Iguazú segue comunicando-se por meio de rios, rodovias, a Ponte Internacional Tancredo Neves e o grande número de voos nacionais e internacionais. Conta com uma praça hoteleira que segue convidando a perceber a selva e seus encantos.

 

Até aqui chegam os melhores vinhos argentinos para compartilhar com nossos vizinhos de sempre, de toda a vida.

 

Liliam C. Zakidalsky, gerente de Oda Vinoteca e organizadora da Oda al Vino, fala de seu empreendimento.

 

Desde a sua origem (7 de setembro de 2002), a Oda Vinoteca trabalha para divulgar a qualidade dos vinhos argentinos, capacitando o pessoal da gastronomia e o nosso pessoal, promovendo degustação com profissionais e nossos clientes e participando de feiras e workshops no Brasil e Paraguai, e acompanhando desde o início o Festival de Turismo das Cataratas.

Segunda edição da Oda al Vino é realizada em Puerto Iguazú

 

Nosso espírito inovador nos levou um pouco mais adiante e queríamos unir a maior quantidade de bodegas (vinícolas) em um evento sublime e único nas Três Fronteiras. Foi assim que realizamos a primeira edição da Oda al Vino, reunindo importantes bodegas argentinas. A feira contou com a presença de enólogos, sommeliers, enófilos, profissionais do comércio de vinhos e donos de bodegas, que ficaram muito satisfeitos com a proposta. Somando isso às expectativas de nossos clientes e visitantes, tomamos o impulso de realizar a segunda edição.

Este ano contamos com mais de 50 bodegas confirmadas, reconhecidas em nível nacional e internacional. Convidamos você a participar, pois será um momento para estabelecer laços de amizade e camaradagem, aprender com os profissionais, interagir, conhecer novos lançamentos, descobrir variedades novas, realizar excelentes compras e ficar com vontade de participar da terceira edição.

Pablo Pérez, sommelier e representante de reconhecidas vinícolas argentinas, conta-nos que começou a trabalhar em Puerto Iguazú há oito anos. Em seu começo, recorda, trabalhavam com muito menos bodegas e cepas de uvas do que na atualidade, no entanto a vontade de experimentar dos clientes brasileiros e paraguaios e moradores levou a uma expansão da oferta vitivinícola poucas vezes vista na Argentina. “Como sommelier, posso acreditar no importante avanço na conceitualização e cultura do vinho que tá se dando em geral e na Oda em particular.”

 

Hoje podemos afirmar com certeza que Puerto Iguazú oferece uma opção de vinhos muito ampla, quase incomparável com as grandes cidades da Argentina. O público amante do vinho pode encontrar nesta cidade os melhores expoentes da viticultura argentina. Cepas novas, vinhos livres de grandes bodegas e de lotes limitadíssimos. O presente é imenso; e o futuro da nossa enologia, infinito.

 

“Tenho orgulho disso e de ter contribuído para que grandes personalidades do vinho tenham participado da Oda Vinoteca, para oferecer seus conhecimentos. Nomes tão relevantes como Guillermo Barzi, Ricardo Santos, Federico Sottano, Anne Caroline Biancheri ou Ricardo Príncipe, que têm nos enriquecido com suas vivências e animado a conhecer o mais íntimo da enologia contemporânea.”

 

Esta paixão e amor pelo vinho, pouco a pouco, nos levam a buscar maneiras de guardá-lo melhor, aprender sobre a temperatura ótima de serviço, e buscar as taças adequadas para poder beber e desfrutá-lo em sua plenitude.

 

“Muito é o que foi conquistado e muito é o que falta ainda, mas de algo estou convencido: se querem conhecer o melhor do vinho argentino, seus maiores expoentes, ali onde estão os melhores enólogos e pontuação internacional, devem se aproximar de Puerto Iguazú. Te esperamos na próxima edição de Oda al Vino para compartilhar e seguir descobrindo junto os grandes vinhos da Argentina. Saúde!”

 

Entrevista com Giordano Carra, fotógrafo profissional e coordenador de Oda al Vino.

 

Por que organizar uma feira de vinho em Puerto Iguazú?

Porque é algo diferente e dá a possibilidade ao público de poder aprender mais sobre o vinho, degustar as distintas opções, conhecer as bodegas e seus produtos. Além do mais para dar a este destino turístico um novo atrativo onde, por ser um ponto estratégico, tanto o público estrangeiro como o argentino podem desfrutar e ampliar seu saber a respeito desta bebida.

 

Quais desafios foram encontrados no caminho para levar adiante este projeto?

Não é fácil organizar um evento pela primeira vez, onde os participantes não são do mesmo lugar. A primeira edição foi todo um desafio, mas graças à confiança que depositaram em nós, todos os atores, expositores e público, isto foi possível. Isso nos motivou e este ano estamos apresentando a segunda edição. O desafio será melhorar a proposta, dar cada vez mais qualidade, diversificar a apresentação de produtos e que a participação do público aumente.

 

O que recebe o visitante ao participar da feira Oda al Vino?

Ao participar da feira Oda al Vino, o visitante encontrará um ambiente cálido, onde irá interagir com os criadores que produzem o vinho argentino, receberá promoções, haverá sorteios, poderá degustar bebidas e delicatessen, e trocará experiências.

 

O que há nesta edição que os visitantes não viram na primeira?

Maior quantidade de bodegas participantes, novos produtos que complementam a feira com produtos locais da região em nível gastronômico, música e cozinha ao vivo.

 

O que motiva a seguir produzindo esta feira?

Apostar no crescimento do evento, que se transforme em um atrativo de reconhecimento em nível internacional, ampliando o número de participantes, melhorando as ofertas e diversificando as propostas. Nossos vinhos são reconhecidos no mundo, por isso queremos brindar um espaço em outra maravilha do mundo, como são as Cataratas do Iguaçu.

Data: 2 e 3 de setembro de 2016

Local: Iguassu Urban Mall - Av. República Argentina 94 Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina

Contato: +54 9 3757-422333

Site: www.odavinoteca.com.ar

Facebook: https://www.facebook.com/odavinoteca/?fref=ts

BODEGAS CONFIRMADAS

 

1- Achaval Ferrer

 

2- Algodón

 

3- Alpamanta

 

4- Alto Las Hormigas

 

5- Andeluna

 

6- Antucura

 

7- Catena Zapata

 

8- Clos de Chacras

 

9- Clos de los Siete

 

10- Colomé

 

11- Cuvellier

 

12- Dante Robino

 

13- Diamantes

 

14- Domainer Bousquet

 

15- Domingo Herma

 

Segunda edição da Oda al Vino é realizada em Puerto Iguazú

Segunda edição da Oda al Vino é realizada em Puerto Iguazú

Segunda edição da Oda al Vino é realizada em Puerto Iguazú

Segunda edição da Oda al Vino é realizada em Puerto Iguazú