Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Poliambulatório inaugura novo espaço

Poliambulatório inaugura novo espaço
100Fronteiras 100Fronteiras
13/04/2016 09:39hs

No Brasil, boa parte das crianças e adolescentes com distúrbios comportamentais, transtorno de aprendizagem e alterações do desenvolvimento é diagnosticada tardiamente. Pouquíssimas informações ou treinamentos nesta área são disponibilizados aos profissionais da Saúde durante a formação acadêmica, o que dificulta a identificação dos sinais de comprometimento e o correto encaminhamento dos casos.

 

Quando o assunto é o transtorno do espectro do autismo, a situação é ainda mais crítica. Muitas vezes, não se conhece nem as características básicas do autismo, seja na área da Saúde ou da Educação. Outras vezes, o conhecimento sobre o assunto é fundamentado em ideias equivocadas. Isso tudo é muito preocupante, pois o diagnóstico precoce é importantíssimo no autismo; quanto mais cedo for instituído o tratamento, melhores serão os resultados obtidos.

 

Em função da negligência com que as crianças e adolescentes com distúrbios do comportamento, da aprendizagem e do desenvolvimento são tratados, perpetuando e agravando os problemas na vida adulta, identificou-se a necessidade de criar em Foz do Iguaçu um serviço multidisciplinar de atendimento que pudesse oferecer suporte terapêutico adequado às crianças e adolescentes, além de orientação às famílias.

 

O Espaço Bem-me-quer – Serviço de Atendimento Multiprofissional à Criança e ao Adolescente – é o serviço de assistência voltado ao diagnóstico e manejo dos distúrbios do comportamento, transtornos de aprendizagem e autismo na população infantojuvenil da região, visando a ser referência nestes atendimentos na Tríplice Fronteira. Funcionará no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, vinculado à Uniamérica.

 

O Cencria – Centro de Atendimento à Criança com Autismo – funciona dentro do Espaço Bem-me-quer. Tem por missão diagnosticar precocemente e tratar crianças com suspeita de transtorno do espectro do autismo. A inauguração do Cencria foi no dia 2 de abril de 2016, Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo.

 

Dra. Cirleine Couto

 

Pediatra / CRM-PR 25665

Especialista em Pediatria pelo IFF-Fiocruz/RJ e pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Mestranda em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Unioeste

 

Foto: Uniamérica