Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Planilhas podem ajudar as famílias a controlarem o orçamento familiar

Planilhas podem ajudar as famílias a controlarem o orçamento familiar
100Fronteiras 100Fronteiras
06/04/2015 00:00hs
Diretor Administrativo-Financeiro do HMCC, Rogério Böhm, dá dicas para iniciar 2015 com o pé direito nas finanças

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentou, na pesquisa divulgada em  junho deste ano, que 75% das famílias têm dificuldade de terminar o mês com o salário que ganham. Cerca de 51% da população está com alto índice de endividamento e 85% das famílias gastam mais do que ganham.

Para quem quer começar o ano poupando, uma alternativa é montar uma planilha para controlar as finanças.

Para o Diretor Administrativo-Financeiro do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Rogério Soares Böhm, é importante que:

- Evite usar cheque especial ou depender do cartão. Crédito não é renda;
- Nunca planeje gastar todo o salário;
- Diminua os gastos para poupar e separe esse dinheiro logo no dia do pagamento;
- Entenda suas despesas. Veja para onde vai cada centavo para descobrir onde cortar.

Para ele, uma planilha de gastos é uma ferramenta valiosa. “A planilha dá, sobretudo, a sensação de domínio da sua vida financeira. Você começa a perceber onde está gastando”, destaca Rogério.

Anotar todos os dados em uma planilha dá trabalho, requer disciplina, principalmente nos primeiros meses, mas quem faz isso ao longo de vários anos não reclama. Pelo contrário, desfruta da tranquilidade de ter as finanças organizadas.

Para o almoxarife do HMCC, Jimmy Ribeiro, todas essas informações foram muito importantes para seu dia a dia. “Eu já tentava colocar meus gastos na planilha, porém não levava muito a sério”. Depois de ter conhecimento sobre a necessidade, começou a controlar e aplicar as diariamente.

Para ajudar a todos os colaboradores, o diretor administrativo-financeiro disponibilizou vários modelos de planilhas de orçamento familiar e dicas que serão valiosas para começar 2015 com o pé direito nas finanças.

Entre em intranet.hmcc.com.br, ao lado esquerdo há um submenu “Finanças Domésticas” e veja dicas e vários modelos de planilhas.

Por: Assessoria

Leia também

Agora é decisão! Ingressos para o

Agora é decisão! Ingressos para o
Chegou a hora. O Foz do Iguaçu Futebol Clube recebe o JMalucelli para a primeira partida válida pelo “mata-mata” das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2015. Serão duas partidas, Domingo (5), às 16 horas, no Estádio ABC e na Quinta-feira (9), 19h30, em Curitiba. Classificado com duas rodadas de antecedência e garantido na elite do...