Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Parque educativo em Puerto Iguazú

Parque educativo em Puerto Iguazú
Patrícia Buche Patrícia Buche
19/10/2017 11:53hs

O que você faria se recebesse uma carta pedindo ajuda para comprar uma bomba d’água para crianças carentes?

 

 

Essa carta chegou em 2008 até as mãos de Teddy Taratuty, presidente do Grupo London Supply, da qual é parte o Duty Free Shop de Puerto Iguazú, na Argentina. O pedido veio de uma professora, Lurdes Maria Rodriguez, que ministrava aulas improvisadas no bairro 1º de Mayo para crianças carentes que moravam muito longe da escola e não tinham condições de frequentar as aulas.

 

 

Parque educativo em Puerto Iguazú

 

 

Comovido pela situação, Teddy tomou uma importante decisão. “Não vamos fazer a perfuração nem dar a bomba, vamos fazer mais: construir uma escola.” E, por meio da Fundação Grupo London Supply, fez acontecer. Conseguiu a doação do terreno pela prefeitura e, no dia da inauguração, a Fundação Grupo London Supply doou a escola para a comunidade, mas continuou a auxiliar na manutenção.

 

 

Com o tempo, a fundação notou que houve a necessidade de construir mais uma escola para os alunos que saíam do primário e precisavam estudar no secundário, então em 2013 foi inaugurada a segunda escola. Mas só as instituições não eram suficientes, pois os estudantes precisavam alimentar-se. Por isso, graças à colaboração da fundação e do Duty Free, os alunos que estudam de manhã ganham café e almoço, e os que estudam à tarde, almoço e lanche.

 

 

Porém notando que os estudantes chegavam à escola primária com problemas de desnutrição, María Taratuty, coordenadora-geral da Fundação Grupo London Supply, tomou a decisão de construir um jardim maternal, completando a doação do chamado Parque Educativo Primero de Mayo”, podendo assim as crianças estarem na instituição desde os 45 dias de vida até os 18 anos de idade.

 

 

E lembra-se da professora que iniciou tudo isso? Ela continua lá na escola. Hoje é diretora do primário e sente-se imensamente feliz de ver o resultado de um gesto simples. “Eu sonhava com uma escola para eles, mas não imaginava que se tornaria algo tão grandioso. É muito gratificante ver essa escola funcionando em perfeito estado. Estou muito feliz e orgulhosa”, relata Lurdes.

 

 

Parque educativo em Puerto Iguazú

 

 

 

Dados técnicos das obras

 

- Possui paredes duplas, sendo a de fora com tijolo à vista, e a interna rebocada.

- O saguão é central, e as salas ficam ao redor.

- Foi feito com laje e possui um vão de um metro e meio entre a laje e o telhado, pois isso permite uma corrente de ar.

- Conta com salas de aula, cozinha, quadras poliesportivas, quadra de basquete e um campo com medidas oficiais.

- Sala de música, biblioteca e salas de informática com 35 computadores com acesso à internet.

- Possui ar-condicionado em todas as salas.

- Câmeras de segurança.

- Todos os alunos possuem uniforme.

- O Parque Educativo conta com 60 funcionários no total, sendo mantido pelo estado.

 

 

Expansão do projeto

 

 

Está sendo construída uma igreja que vai servir para toda a comunidade. A Iglesia San Juan Pablo II fica em frente ao jardim maternal. Ela terá características jesuíticas e contará com salões temáticos dedicados a vida e obra de João Paulo II. A sacristia ficará na entrada da igreja, assim como o local de batismo das crianças. Haverá um espaço para o coral da igreja e quatro espaços abertos nas laterais para a plantação de árvores – na época dos jesuítas, as missas aconteciam no meio da mata.

 

 

Parque educativo em Puerto Iguazú

 

 

- Jardim Materno Infantil Madre Teresa de Calcutá

Inauguração no dia 26/8/14

200 crianças de 45 dias até 4 anos

 

- Escola Primária Dona Mercedes García de Taratuty

Inauguração no dia 24/9/10

600 crianças de 5 a 13 anos

 

- Escola Secundária Don José Taratuty

Inauguração no dia 19/3/13

500 crianças de 13 a 17 anos

 

 

 

Fotos: Divulgação

 

Leia também

Sax Noivas: fazendo parte do seu sonho

Sax Noivas: fazendo parte do seu sonho
Foto: David González   O mês de maio é dedicado às noivas, por isso muitos casais decidem formalizar a união nesta época do ano. Entre todos os itens que uma festa de casamento inclui está a escolha do vestido de noiva – um dos momentos mais importantes para as mulheres que sonham em...