Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Papo Sério com o Sheik Abdo Nasser El Khatib

Papo Sério com o Sheik Abdo Nasser El Khatib
100Fronteiras 100Fronteiras
10/04/2014 14:02hs
Texto: Mariana Kojunski
Fotos: Jody Cardoso

 

A cidade de Foz do Iguaçu possui a maior Mesquita do Brasil, a Mesquista Omar Ibn Al-Khattab , onde estão estabelecidos mais de 20 mil muçulmanos, que apesar da distância na origem de seus países, mantém as tradições e a Fé religiosa. Desde dezembro de 2012 a comunidade conta com a presença do Ilustre Sheik Abdo Nasser El Khatib, que iniciou seu trabalho como Imam, Líder Religioso, na região para os muçulmanos. O Sheik é o responsável pelos casamentos, orações, enterros, palestras, entre outras atividades onde a palavra do Islam é proferida. Nascido em 1956 em Jandaia do Sul, no norte do Paraná, aos cinco anos de idade o Sheik foi para o Líbano com os pais, onde completou os seus estudos até chegar à Universidade Islâmica, na cidade de Al Madinah. Com a formação em Jurisprudência Islâmica passou a trabalhar como orientador religioso e a partir desse momento começou a caminhada para se tornar o líder que é hoje.

IMG_0181Qual a importância do convite para ser um Imam em Foz do Iguaçu?

Primeiro eu já conheço muitos daqui, sem contar que a maioria dos imigrantes aqui são libaneses, da nossa região, do Vale do Bekáa, então existe um vínculo entre a imigração no Brasil e a origem lá no Líbano, até porque lá são cidades e aldeias próximas, as famílias são unidas, por isso vir pra cá tem um sentido muito profundo.

 

Além de Foz do Iguaçu, já  realizou algum trabalho no Brasil?
Entre os anos de 1979 e 1991 trabalhei como Imam na Mesquita de Brasília e também de Paranaguá.

 

Como surgiu o interesse por ser um Imam?

É pela cultura e influência da família. Meus pais moravam no Brasil, eles têm descendência árabe, saíram do Brasil para o Líbano para entregar os filhos a uma educação islâmica, para aprender a língua árabe, a cultura, e isso acaba sendo muito difícil no Brasil, já que é tudo diferente. Quando voltamos para o Líbano, como eu ainda era criança, tive a oportunidade de estudar lá e com tudo que aprendi, segui na religião.

 

O que é o Islam?

O Islam é uma religião universal, ele é baseado em cinco pilares:
1 - A crença em Deus;
2 - Na prática das cinco orações diárias;
3 - O zakat, que é o sistema financeiro, onde quem tem condições ajuda os pobres e a comunidade em geral com uma parcela de 2,5% de seu capital;
4 - O jejum durante o mês do Ramadan e por último;
5 - A peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida, nesse caso, para quem tem condições físicas e financeiras.

IMG_0198

Como são as orações?
São cinco orações diárias, onde cada uma tem um significado. A primeira é a alvorada, o momento em que você teve um sono longo, acordou e recebeu uma vida e uma energia nova, por isso a primeira coisa que se deve fazer é uma oração para iniciar o dia conectado com Deus. Em seguida, vem a do meio-dia, nesse período você já fez muita coisa, então faz uma parada para se ligar ao criador. Na oração da tarde o dia já está chegando ao fim, a claridade está acabando.  O crepúsculo é um acontecimento importante na terra, o dia inteiro de sol dá lugar à escuridão, isso significa que Deus modifica as coisas. E por fim a oração da noite fecha o ciclo, antes de dormir, para encerrar todas as obrigações do dia, acontece a oração.
Todas essas orações acontecem na Mesquita, mas quem não pode estar presente faz a sua oração em casa ou no trabalho.

 

Durante as orações o Alcorão é lido?

Tudo é decorado nas orações, porque um dos milagres do Alcorão Sagrado, que é a última revelação de Deus para  humanidade, é que não existe em nenhuma escritura sagrada a facilitação de memorização. Então, nós temos esse privilégio do milagre da facilitação da decoração. Deus todo poderoso, facilitou a memorização do Alcorão para uma grande parte da humanidade.

 

O senhor comentou sobre uma Filosofia da Morte, pode nos explicar como ela funciona?

Nos ensinamentos de nossa religião, ao colocarmos a cabeça no travesseiro devemos pensar que talvez não vamos acordar, e também, quando saímos de casa, devemos pensar que podemos não voltar. Isso proporciona uma energia positiva para praticar tudo que é bom, aproveitar todo o momento, os segundos da sua vida. Na tradição do profeta: se você sabe que o fim do mundo está chegando e você tem uma muda de árvore na sua mão, coloque ela no lugar certo e não deixe de plantar. Quem vive nesse ambiente nunca pratica uma coisa ruim.

 

Como está a cultura árabe em Foz?

Aqui a cultura é muito forte, as pessoas participam das orações na Mesquita, os filhos recebem aulas de língua e religião, temos a escola árabe e aulas particulares para que nada se perca e possamos preservar nossa identidade.

 

Qual a importância de levar a palavra de Deus?

Quando levamos a palavra estamos conectados com Deus e esse é objetivo principal da criação do ser humano, essa relação com Deus.

 

Muitos turistas vêm visitar a Mesquita, o que o senhor acha desse interesse pela cultura árabe?

Para você ter uma ideia, aqui na Mesquita, recebemos, por mês, mais de 5 mil turistas de todos os cantos do mundo. Essa é uma ótima interação com a comunidade, por isso o nosso presidente, Dr. Faisal M. Ismail, idealizou junto com sua diretoria e a comunidade islâmica a construção de Salão Nobre, anexado à Mesquita que será preparado para receber os visitantes, turistas, eventos, apresentações, exposições, casamentos, etc.Os visitantes, sempre tem um guia na mesquita para explicar sobre o Islam e sobre a estrutura da mesquita, onde ganham matérias para leitura, e neste CRV (Centro Receptivo ao Visitante) poderão assistir a um vídeo com a historia e curiosidades da cultura e religião, o que é fundamental para professores, estudantes em todos os níveis, e visitantes de todo mundo que vem a Foz. Este projeto tem um grande esforço da comunidade local para que seja um dos principais pontos de visitação da região, onde sempre tivemos o apoio logístico e intelectual da Itaipu Binacional, Secretaria de Turismo, entre muitos outros intelectuais neste projeto.

 

A mesquita atende a grupos de segunda-feira a sexta das 8:30 as 17:30 com agendamento pelo tel. 3573 11 26 ou pelo site www.islam.com.br e aos sábados das 8 as 11:30hs.

 

Leia também

Mercado imobiliário deve permanecer em alta em 2016

Mercado imobiliário deve permanecer em alta em 2016
Foto: Fabiana Copetti   O ano começou e a palavra que mais se ouve é crise. Alguns setores da economia permanecem instáveis, no entanto demonstram chances de crescimento. Um deles é o ramo imobiliário, que – segundo uma pesquisa realizada pelo VivaReal (portal de imóveis) no fim de 2015...