Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Entretenimento

Melhore sua vida com a prática de tênis

Melhore sua vida com a prática de tênis
Patrícia Buche Patrícia Buche
07/04/2017 16:00hs

Fotos: Patrícia Buche

 

Sempre se ouve falar de que o esporte transforma vidas. Com Luiz Carlos Ferreira dos Santos, mais conhecido como Caliu, não foi diferente. Ele é de Santos, interior paulista. Cresceu em uma família humilde e sem grandes perspectivas de vida. Estudava em um colégio interno e via muitos de seus amigos se perderem nas drogas e na criminalidade. Mas Caliu não queria seguir o mesmo caminho. Desejava mais. Desejava um futuro promissor. Foi quando ele conheceu “um anjo” que o levou para as quadras de tênis, inicialmente para auxiliar pegando as bolinhas que os jogadores batiam. Logo aquilo passou de uma simples distração para algo mais sério. “Eu perdi muitas pessoas próximas a mim por conta das drogas e criminalidade e não queria isso para minha vida. Então, através do esporte, eu segui outro caminho, busquei um futuro para mim”, explica.

 

O tempo nas quadras era maior, e o incentivo do professor fazia Caliu desejar, cada vez mais, ser um atleta de sucesso. Percebendo o interesse do menino de apenas 10 anos, o profissional disponibilizou a ele uma raquete, bolinhas e um espaço na quadra para que treinasse. Descobriram que o garoto era bom e logo ele estava participando de torneios e ganhando dinheiro com isso. Pôde ajudar a família, especializar-se e virar professor aos 18 anos, ensinando a outras crianças e adolescentes amarem o tênis.

 

A visibilidade aumentou, e Caliu acabou vindo a Foz do Iguaçu em 2013. Aqui se fixou no CITI Tênis, um clube que está há mais de dez anos na cidade e possui oito quadras profissionais de tênis para aqueles que desejam conhecer o esporte, especializar-se e participar de torneios.

 

Caliu alugou duas das oito quadras e desde então se dedica por completo às aulas. Trabalha ainda em quadras particulares de condomínios da cidade e possui três quadras alugadas no Clube União, de Medianeira. Devido à demanda, ele trabalha com mais três professores: Maurílio (mais conhecido como Néu), que atua com ele no CITI; Ricardo, que dá aulas nos condomínios; e Ademir, que ensina o esporte em Medianeira.

 

Hoje o foco principal de Caliu é o treinamento de novos praticantes, mas às vezes ele participa de alguns torneios, até mesmo para que os alunos o vejam jogando e tenham um incentivo a mais. “O tênis transformou minha vida. Foi minha oportunidade de crescer como ser humano. Eu incentivo meus alunos a seguir uma disciplina, ter uma conduta de respeito e assim levarem essas regras para a vida, não só no esporte”, destaca.

 

Melhore sua vida com a prática de tênis

Quem pode participar?

 

As pessoas ainda veem esse esporte como algo destinado à elite, porém Caliu garante que o tênis é acessível a todos os públicos. A prática está disponível para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existe uma mensalidade, e as aulas são realizadas de segunda a sábado. O aluno escolhe quantas vezes por semana quer jogar. Os treinos podem ser tanto individuais como em grupo, e o professor procura ensinar as regras e regulamentos do jogo, além de repassar exercícios de movimentação.

 

As quadras são feitas de saibro (argila) e por cima levam pó de telha. Isso facilita na hora de se movimentar.

 

Torneios

 

Os alunos sempre participam de torneios, seja em Foz do Iguaçu ou outras cidades do Paraná. “Os atletas estão sempre viajando para as competições. Mas infelizmente não existe ajuda nem apoio do poder público, ficando sob a responsabilidade de cada aluno bancar suas viagens. A prefeitura só ajuda nos Jogos Abertos do Paraná, o que é uma pena, porque uma cidade turística dessas, situada em um local estratégico, deveria ser o point do esporte, ou seja, deveria haver mais incentivo”, lamenta.

 

Melhore sua vida com a prática de tênis

Benefícios para a saúde

 

- Melhora cardiovascular e respiratória;

- Desenvolvimento muscular e cerebral;

- Aprimoramento da coordenação motora;

- Aumento da autoestima;

- Ajuda na prevenção da osteoporose;

- Auxílio no bem-estar físico e mental;

- Diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão.

 

Serviço:

Endereço: R. Cabo Efigênio Aparecido Viana, Foz do Iguaçu

 

Telefone: (45) 3526-3472

 

Professor – Caliu – CREF: 020408

 

CITI Tênis Foz do Iguaçu

 

De segunda a sexta, das 7h30 ao meio-dia e das 15h às 21h. Aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Clube União de Medianeira

De terça a sexta, das 7h30 ao meio-dia e das 15h às 21h. Aos sábados, das 8h ao meio-dia.