Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Juventude troca experiências durante Congresso na Bolívia

Juventude troca experiências durante Congresso na Bolívia
Patrícia Buche Patrícia Buche
19/12/2015 14:20hs

Com tantos avanços tecnológicos, as pessoas precisam evoluir como seres humanos também. Isso fica mais fácil quando se é jovem, tem-se uma mente aberta e há projetos de contribuir para um futuro melhor. Nada melhor do que trocar experiências com diversos setores e culturas da sociedade. Por meio de debates, experiências e muito conhecimento, as pessoas aprimoram aquilo que já sabem e descobrem novos caminhos.

 

Essa foi a intenção do II Congresso de Integração Juvenil Latino-Americano realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro no município de Chimore, departamento de Cochabamba, na Bolívia. “Promover a participação da juventude, tanto da Bolívia quanto da América Latina, como a chave para o fortalecimento da democracia em uma atmosfera de cultura de paz. O jovem é o autor principal da transformação, podendo ser um líder da sua comunidade”, explica um dos organizadores do evento e fundador da Socodela, Jesus Ibáñez Ojeda. A ideia é que os conferencistas e profissionais inspirem-se nas palestras para contribuir para a transformação do mundo.

 

O evento, organizado pela Sociedade para a Cooperação e Desenvolvimento da América Latina (Socodela), Universidade Indígena Boliviana Quechua “Casimiro Huanca”, Seis Federações Trópico de Cochabamba, Ministério da Comunicação da Bolívia e Comissão de Participação e Formação de Líderes do Conselho Plurinacional da Juventude, contou com a presença de 1.500 jovens da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Haiti, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.

 

Os participantes trocaram experiências sobre a democracia, cultura política, desenvolvimento econômico, cultura de paz, identidade cultural, educação, gestão ambiental, integração e cuidado para a “Mãe Terra”. Cerca de 40 estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também estiveram presentes.

 

Ibáñez informa que os jovens tiveram contato com outras culturas e puderam trocar experiências. “Foi um intercâmbio de informação e cultura. É fundamental fortalecer suas capacidades, para assim construir um sólido desenvolvimento social, econômico, educativo, cultural e político, que reduza as brechas da desigualdade e pobreza acentuada em zonas rurais.”

 

O evento contou ainda com a participação de palestrantes internacionais de sete países, das instituições como CLIP Latinoamérica; UNLAR, Argentina; Universidad Cayetano Heredia, Peru; Unila, Brasil; e embaixador itinerante para temas estratégicos do Equador, Dr. Ramón Torres Galarza. Os jornalistas e diretores da Revista 100 Fronteiras, de Foz do Iguaçu (Brasil), Denys Grellmann e Lilian Grellmann, e a fundadora da Red Latinoamericana de Conferencistas, Angélica Herrera, também estiveram presentes.

 

Representando a Universidad Cesar Vallejo, do Peru, Dra. Mabel Otiniano León. Já pela Bolívia estiveram presentes diversas autoridades, como as deputadas Alicia Canqui e Juana Quispe. Também o vice-ministro de Educação Alternativa e Especial, Noel Aguirre Ledezma; a ministra do Meio Ambiente, Maria Alexandra Moreira; a vice-ministra de Comunicação, Claudia Espinoza; e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera.

 

A Socodela já articula a criação da Rede de Integração Latino-Americana da Juventude e se prepara para o 3º Congresso da Juventude Latino-Americana, que será realizado em 2016 no Equador. A intenção é criar um evento anual em todos os países da América Latina para fomentar a discussão com os jovens sobre os melhores caminhos para ter uma sociedade participativa e ativa na transformação do mundo.

Leia também

Conheça o Studium Baraldi

Conheça o Studium Baraldi
O salão Studium Baraldi está há quatro anos em Foz do Iguaçu. Com uma equipe bem preparada, trabalha para proporcionar beleza e bem-estar às clientes. Conta com um espaço amplo e moderno e oferece cortes, penteados, luzes, serviços de manicure, pedicure e maquiagem, enfim, toda uma...