Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Eu, um projeto e um financiamento coletivo

Eu, um projeto e um financiamento coletivo
Patrícia Buche Patrícia Buche
24/09/2016 10:00hs

Foto: Patrícia Buche

 

Sabe aquela frase de Roberto Shinyashiki que diz: “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”? Então, este atualmente é o desafio da apresentadora e produtora Magda Carvalho: tornar um sonho real. E esse desejo envolve uma sociedade inteira que contribuísse para torná-lo realidade. É um projeto que precisa de apoiadores. Gente que se identifique com a proposta e queira fazer parte dela de alguma forma.

 

Mas nem sempre é fácil encontrar pessoas dispostas a colaborar com um projeto, ainda mais quando ele ainda está em fase de preparação, quando é algo que não está finalizado. Para isso, Magda foi além de sonhar e iniciou um planejamento para colocar em prática esse desejo. Foi na plataforma Catarse que ela encontrou a ferramenta de que precisa para conseguir unir pessoas interessadas em fazer parte desse projeto também. “Iniciei, há algumas semanas, uma campanha de financiamento coletivo, mas antes de apoiá-lo é fundamental que as pessoas entendam o projeto. Porque o importante é que o futuro apoiador só colabore acreditando em mim e na proposta.”

 

A plataforma de financiamento coletivo é muito utilizada nos grandes centros, tendo São Paulo e Rio de Janeiro com o maior número de projetos lançados. Divididos em várias categorias, esses projetos apresentam todas as explicações necessárias para que as pessoas conheçam qual a intenção de cada um e como elas podem ajudar. A colaboração financeira varia, e em agradecimento ao apoio cada valor tem uma recompensa singela, mas que representa a importância da participação. Para executar o projeto não é necessário atingir a meta total, porém é fundamental que o número de apoios atinja pelo menos 50% dessa meta. Tudo é explicado em detalhes, até mesmo com planilhas, e após a arrecadação total ou parcial do dinheiro os apoiadores recebem um feedback de onde será aplicado o dinheiro que eles doaram. Algo totalmente transparente.

 

No projeto que Magda está desenvolvendo, um web reality, que se chama A Sucessora, ela precisa unir 1.250 pessoas em torno da ideia. Os interessados podem apoiar com valores que variam entre R$ 50 e R$ 190. Nada é repassado para ela antes de o valor ser atingido total ou parcialmente. Existe um prazo de 60 dias (de 15 de agosto a 15 de outubro) para arrecadar esse valor por meio da plataforma. Para ajudar é bem simples, basta entrar no site, na categoria de Cinema e Vídeo, e escolher o projeto A Sucessora. Então a pessoa seleciona o valor com o qual quer apoiar, preenche os dados e decide se quer pagar por boleto ou cartão de crédito. Magda reforça a importância de ler com atenção a ideia. Um apoiador é alguém que acredita no projeto e entende sua importância.

 

Ela conta que não optou por financiamento convencional, nesta primeira etapa, porque o projeto ainda não se tornou palpável, não é um produto, e sim uma ideia no papel. Como a idealizadora não possui um histórico na direção de projetos como este web reality, precisa captar recursos por meio de rede de pessoas que conheçam o seu trabalho. Os recursos serão usados para “dar cara” ao projeto. Trata-se de uma ousadia, confessa Magda, mas que já conseguiu conquistar algumas adesões importantes e uma certa projeção no meio dessa comunidade de criadores.

 

Para se ter uma ideia, em uma semana de campanha, o projeto já estava entre os oito mais populares da categoria Cinema e Vídeo, que possui 103. Além disso, a ideia é uma novidade em Foz do Iguaçu.

 

Para saber mais e quem sabe ajudá-lo a se tornar real, acesse a página https://www.catarse.me/a_sucessora_2df6?ref=pro.

Leia também

Conheça o centro da fé muçulmana em Foz

Conheça o centro da fé muçulmana em Foz
Por: Patrícia Buche e Annie Grellmann Fotos: Latife Osman e Annie Grellmann   No dia 6 de junho, iniciou o mês do ramadã em 2016. Uma época de jejum e oração para os muçulmanos de todo o mundo. Durante essa época, a comunidade se dedica às orações e ao jejum...