Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

Conheça o procedimento que ajuda a afinar o rosto

Conheça o procedimento que ajuda a afinar o rosto
Patrícia Buche Patrícia Buche
19/05/2016 09:18hs

A procura pelos cuidados corporais e faciais é cada vez maior. Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com o bem-estar e por isso, muitas vezes, recorrem a procedimentos cirúrgicos capazes de trazer maior qualidade de vida.

 

Entre os tratamentos mais eficazes e que estão conquistando as pessoas destaca-se a bichectomia. Segundo o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Farid Miguel Damen, especialista no assunto e que realiza esse tipo de procedimento, “a bichectomia é uma cirurgia estético-funcional que remove a gordura (bola de Bichat) que fica próxima à bochecha, o que resulta em um rosto mais fino e diminui o mordiscamento das bochechas, garantindo a harmonia do sorriso”.

 

No Brasil, o procedimento é apresentado como novidade, porém já é realizado nos Estados Unidos há mais de 40 anos. No entanto sempre foi realizado como complementação de algumas cirurgias bucomaxilofaciais.

 

De acordo com o cirurgião, o procedimento é realizado por profissionais com conhecimento anatômico da face, o que também faz parte da área de saber e domínio do especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

 

O procedimento

 

Por ser em um local bastante sensível, o procedimento exige uma anestesia local e sedação ou anestesia geral em hospital, dependendo do quadro de saúde do paciente. “São feitos dois cortes pequenos intrabucais, através dos quais são removidas as bolas de Bichat, sem deixar cicatrizes. O cirurgião avalia a quantidade de gordura a ser removida e o faz cuidadosamente, atentando para evitar danos em estruturas anatômicas adjacentes”, explica Dr. Farid.

 

Após esse processo, que dura cerca de 50 minutos, o paciente deve repousar. A recuperação é semelhante à da extração de dentes do siso. Depois de sete dias são removidos os pontos e em 45 dias, aproximadamente, já é possível perceber o resultado final.

 

É importante destacar que o paciente não sente dor durante o procedimento, pois este é realizado com anestesia. Já durante a recuperação há medicamentos que ajudam a controlar a dor.

 

Precauções

 

Como todo procedimento cirúrgico, a bichectomia também exige cuidados tanto dos pacientes como, principalmente, dos profissionais. Por isso Dr. Farid alerta sobre a importância de se informar primeiro para saber como funciona o procedimento e quem pode fazer.

 

“Pessoas que já têm o crescimento da face finalizado e com quadro de saúde adequado e que buscam a melhora de aspectos funcionais e estéticos podem fazer a cirurgia.” Mas para isso é necessário consultar um especialista e saber se não há contraindicações.

 

Após certificar-se de que está apto a fazer o procedimento, o passo seguinte é escolher um profissional de qualidade. “Apesar de ser uma cirurgia tida como ‘simples’, pode apresentar alguns riscos se não houver a correta observância de estruturas importantes do rosto, acarretando em paralisia dos nervos faciais, hemorragia, infecção e lesão do ducto da glândula parótida, canal por onde passa a saliva. A possibilidade de complicação é enorme, se realizada por profissional não qualificado”, alerta Dr. Farid.

 

Por isso, se você deseja remover aquele excesso de bochecha e ressaltar as maçãs do rosto, procure um profissional de qualidade e informe-se. Lembre-se de que a saúde deve vir em primeiro lugar.

 

Odontologia

Endereço: Rua Jorge Sanwais, 489 – centro

Telefone:(45) 3027-2547

 

Dr. Farid Miguel Damen

 

• Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
• Especialização em Implantodontia

• Pós-Graduação Intensiva em Diagnóstico, Planejamento e Preparo Ortodôntico para Cirurgia Ortognática
• Pós-Graduação Prática em Cirurgia Ortognática