Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Turismo

Conheça El Calafate

Conheça El Calafate
100Fronteiras 100Fronteiras
12/05/2017 11:31hs

 

Uma charmosa e pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, perto da fronteira com o Chile, a mais próxima do famoso Parque Nacional Los Glaciares, onde se situa a maior geleira em extensão horizontal do mundo, o Glaciar Perito Moreno.

 A porta de acesso às geleiras da Patagônia

 

Os glaciares são enormes blocos de gelo com nuances de cores que vão do branco ao azul, os quais, devido ao calor do verão, fragmentam-se desde farelos de gelo a grandes icebergs, desprendendo-se da massa glacial e tornando a paisagem um espetáculo fantástico da natureza. Uma curiosidade é o tamanho da área da geleira de Perito Moreno, a qual tem cerca de 250 km², aproximadamente o tamanho da cidade de Buenos Aires.

 

 A porta de acesso às geleiras da Patagônia

Na minha opinião, a melhor época para ver as geleiras em El Calafate são os meses mais quentes do ano, porque quanto mais perto do verão, mais agradáveis vão ficando as temperaturas, e mais longos são os dias. O inverno é a estação a se evitar principalmente por nós que vivemos em país tropical, pois o frio é muito intenso, o que às vezes torna o passeio um pouco difícil e cansativo, além de que alguns hotéis fecham nesse período. Muitas atividades e atrações não são oferecidas (como o trekking nas geleiras, um dos principais passeios da região).

 

A estada suficiente em Calafate é de três a quatro dias inteiros para se conhecer as geleiras, fazer os passeios no Parque Nacional Los Glaciares, percorrer as passarelas do Perito Moreno, navegar em Ríos de Hielo Express, onde se encontram as geleiras Upsala e Spegazzini, e realizar o famoso minitrekking no Perito Moreno.

 

 A porta de acesso às geleiras da Patagônia

A região central da vila de El Calafate tem um pequeno e simpático comércio, com restaurantes agradáveis e comidas deliciosas, lojas de roupas, vinhos, chocolates e, claro, o famoso doce de leite argentino.

 

Calafate é o nome de uma frutinha muito comum nos arbustos da região que se parece com um mirtilo. Não deixe de experimentar as geleias de calafate ou os sorvetes feitos com a fruta.

 

Um velho ditado diz que quem prova do calafate está fadado a voltar à Patagônia.

 

FlyTour

Av. Brasil, 567 - Centro - Foz do Iguaçu

45 3523 9966

 

Por: Daniele Gavazzoni