Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Entretenimento

CarobHouse: pioneira na fabricação de produtos de alfarroba

CarobHouse: pioneira na fabricação de produtos de alfarroba
Bebel Ritzmann Bebel Ritzmann
23/05/2015 12:30hs

A CarobHouse é uma indústria paranaense, pioneira no Brasil na fabricação de alimentos à base de alfarroba, com foco no mercado de alimentação saudável. Localizada em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, a empresa inovou ao introduzir no mercado nacional a alfarroba, uma vagem de origem mediterrânea, como alternativa ao chocolate convencional, só que mais saudável. 
Fruto da visão empreendedora do casal Eloisa Helena Orlandi, diretora executiva, e Luiz Carmine Giunti, diretor de P&D, a CarobHouse produz desde 2009 uma ampla linha de produtos alimentícios isenta de açúcar, glúten, leite ou qualquer ingrediente de origem animal. 

Atualmente a CarobHouse conta com mais de 30 produtos como bombons, tabletes, barrinhas de frutas e creme de avelã, com grande aceitação no mercado consumidor de produtos naturais, incluindo também pessoas com restrições alimentares e segmento fitness. As formulações são patenteadas junto ao INPI, o que permite à empresa o retorno do seu investimento de 5 anos na pesquisa e desenvolvimento desses produtos.

Inovação
Com um negócio inovador e produtos sem similares nos mercados nacional e internacional, o trabalho da companhia vem sendo reconhecida em diversos eventos. Ficou em 2º lugar da Região Sul no Prêmio Finep de Inovação 2013 e, em 2014, Carmine ganhou o prêmio Finep regional na categoria "Inventor Inovador". Também em 2013, a empresa conquistou o Prêmio Estadão PME (Pequenas e Médias Empresas) na categoria "Negócios Inovadores".

Crescimento
Uma maior consciência do impacto da alimentação na saúde entre consumidores cada vez mais jovens contribuiu para impulsionar o mercado. Os números atestam o crescimento da empresa. Em 2009 a CarobHouse fabricava 25 kg por semana de massa de alfarroba. Hoje são produzidas 15 toneladas por mês. A empresa cresceu acima de 100% nos anos de 2012 e 2013. Em 2014, o incremento nas vendas foi de 70% e, no primeiro semestre de 2015, a CarobHouse já cresceu 50% em comparação a todo o ano anterior.

Expansão anunciada
Em outubro desse ano, a CarobHouse anunciou a entrada do Fundo de Investimento CRP Empreendedor, através da gestão da CRP Participações, para consolidar o plano de expansão da empresa, com objetivo de, a longo prazo, abrir capital na Bolsa de Valores. Com investimentos de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos, a CarobHouse espera multiplicar em cinco vezes seu faturamento. A construção de uma nova fábrica para ampliar a capacidade fabril vai permitir à CarobHouse aumentar a participação no mercado interno. O plano de crescimento também prevê a contratação de profissionais para setores estratégicos, implementação da governança corporativa e maior a profissionalização de gestão da empresa, além de dobrar o número de postos de trabalho com um segundo turno na fábrica.

Perfil do consumidor
A linha de produtos de alfarroba da CarobHouse representam uma excelente opção ao chocolate pra quem busca substituições saudáveis e saborosas, seja por apresentar alguma restrição alimentar ou por questões ideológicas. Os produtos da CarobHouse são isentos de leite e outros ingredientes de origem animal sendo, portanto, uma opção de consumo para os veganos e para quem tem restrição à lactose e à caseína. Os produtos da CarobHouse também não têm adição de açúcares (sacarose) e apresentam baixo teor natural de gordura. Entre os diferenciais em relação ao chocolate comum, destaca-se o fato da alfarroba não conter estimulantes como a cafeína e alergênicos como a teobromina. 

Poderosa alfarroba
A alfarroba traz os benefícios da Vitamina B1, que colabora para um bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração, além de melhorar o raciocínio. É fonte de Niacina, que é benéfica para a manutenção da pele. Também conta com Vitamina A, essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão. Possui Vitamina B2, responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no organismo. Tem ainda quantidades consideráveis de cálcio, magnésio e ferro.
Em recente estudo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a alfarroba é apontada como um alimento aliado no controle do diabetes. A pesquisa analisou a resposta glicêmica da alfarroba em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, trata-se de um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Produto: Alfarroba com Crambery
A linha de produtos CarobHouse ganhou uma novidade em 2015. É a Alfarroba com Cranberry, um lançamento que traz sabor e benefícios em dose dupla. Disponível em caixas de 100g, as pequenas gotas de alfarroba recheadas com a poderosa fruta de origem norte americana além de saborosas, são ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas A, B1 e B2, C e D. Nativa dos Estados Unidos, a Cranberry é considerada uma grande fonte de polifenóis, fitoquímicos antioxidantes que têm sido alvo de inúmeras pesquisas que mostram benefícios na saúde cardiovascular, sistema imune e como agentes anticancerígenos. 

Produto: Alfarroba com Damasco
Opção de lanche ou sobremesa saudável e saborosa, a Alfarroba com Damascos da CarobHouse traz o fruto seco, que é riquíssimo em fibras e vitaminas, coberto com alfarroba. Esta delícia é isenta de açúcar, lactose ou glúten, como todos os demais produtos da marca. Disponível em caixas de 100g, três unidades têm em média 81kcal. 

Chocolates funcionais Tri-Gostoso
Valendo-se da expertise de inovação e know how na criação de produtos a base de Alfarroba, os fundadores da CarobHouse criaram a Tri-Gostoso, empresa paranaense também voltada ao desenvolvimento de produtos isentos de açúcar, lactose/caseína e glúten, mas à base de cacau. O resultado é uma completa linha de chocolates funcionais, dois deles inovações no mercado nacional. É o caso do Chocolate Branco da Tri-gostoso, cuja fórmula não tem similares no mercado brasileiro. 
Este chocolate branco não contém ingredientes alergênicos e ainda é fonte de fibras. Comparado aos existentes no mercado é muito mais saudável por conta do teor de gorduras reduzido e pela ausência de açúcares. O Chocolate Branco Tri-gostoso não também contém gordura trans e é livre de ingredientes de origem animal. Seu consumo é indicado para pessoas com diabetes, alergias ou intolerâncias alimentares, para veganos e também para todos aqueles que desejam uma alimentação mais equilibrada.

Serviço
CarobHouse
www.carobhouse.com
www.facebook.com/carobhouse
Instagram: @carob_house