Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

3 Architectus torna seu sonho real com criatividade

3 Architectus torna seu sonho real com criatividade
Patrícia Buche Patrícia Buche
27/12/2015 14:25hs

A história de um dos escritórios de arquitetura e planejamento mais renomados da Tríplice Fronteira, chamado 3ARCHITECTUS, consolida-se a partir de 2012. Traz em seu portfólio 25 anos de trabalhos e experiências de alguns de seus sócios, integrados à ousadia e criatividade de sócios mais jovens. Os projetos comandados pelos arquitetos Nilo Muraro, Aderbal Jacoby, Ricardo Albuquerque e Jonathan Chiarelli demonstram o profissionalismo e a competência quando o assunto se refere à criação, funcionalidade e acompanhamento de obra.

 

Com experiência em projetos residenciais, condominiais, comerciais, corporativos, urbanísticos e de interiores, reflete a qualidade e a sensibilidade de focar no atendimento às necessidades e aspirações de cada cliente, trazendo inovações e soluções específicas para cada situação. Para isso, conta com equipe qualificada e parceiros especializados nas diversas áreas de atuação, formando assim uma estrutura forte e equilibrada, com alta qualidade no produto final, seja um projeto ou uma obra.

 

O primeiro gastrobar da região, denominado PIER 35, foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura 3ARCHITECTUS, o qual deu toda assistência, tanto em termos de projetos quanto de execução da obra, acompanhado diariamente pelo arquiteto Nilo Muraro. Essa nova tendência gastronômica teve início no exterior e chega ao Brasil para unir a alta gastronomia ao ambiente informal, conseguindo combinar o charme de um restaurante requintado ao despojamento de um bar.

 

O ponto de partida do projeto do PIER 35 foi a tematização voltada aos aspectos litorâneos e navais, proporcionando uma sensação de espaço aberto em face ao clima da região. A arquitetura foi tratada de maneira integrada tanto nos ambientes internos quanto externos.

 

Detalhes que diferem

 

A fachada principal, de linhas retas e contemporâneas, apresenta um grande plano de laje elevado do piso da calçada, dando a nítida sensação de estar em um deque suspenso. Além disso, a utilização de iluminação paisagística valoriza a vegetação na parte inferior do deque, trazendo conforto e sofisticação ao “ambiente rústico”.

 

O destaque do projeto foi a utilização em larga escala da madeira, principalmente nos seus detalhes, como no caso da canoa suspensa sobre a área do bar do deque, painéis, forros e peitoris. Além disso, a utilização de cordas e de vidros deu ênfase à tematização do espaço. Na parte interna, com pé-direito mais alto e lustres de grande porte, investiu-se em um grande pórtico direcionando ao bar interno, também trabalhado em madeira, tendo em seu aspecto visual na parte frontal o efeito do vidro resinado iluminado com aplicação de uma imagem abstrata ao fundo, dando a sensação de água em movimento. Pensando em acessibilidade, a entrada principal foi concebida utilizando-se rampas integradas ao espaço.

 

O objetivo dos arquitetos foi propor um ambiente aberto, porém coberto, dando a impressão de liberdade e descontração, com a valorização dos detalhes construtivos e decorativos. O grande desafio foi o curto prazo, de apenas seis meses, para o desenvolvimento do projeto, tratando-se da adequação de uma construção existente com novas ampliações e a execução da obra.

 

De acordo com os arquitetos, a ambientação do espaço foi pensada no direcionamento a causar sensações de prazer e desfrute em um ambiente com boa gastronomia e aconchegante estética.

 

Fotos: Hidalgo Gomes

Leia também

Seu corpo pede cuidados neste inverno

Seu corpo pede cuidados neste inverno
Colaboração: Jota Diniz   É comum as pessoas sentirem mais fome no inverno. Isso porque o gasto energético é maior. Devido ao frio, o organismo aumenta seu esforço para manter a temperatura normal do corpo, por isso as pessoas tendem a comer mais. E o que é pior: abusam de alimentos...