Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Turismo

25 de Agosto Dia do Idioma Guaraní

25 de Agosto Dia do Idioma Guaraní
100Fronteiras 100Fronteiras
25/08/2017 14:29hs

25 de Agosto Dia do Idioma Guaraní

 

No dia 25 de agosto de 1967, o idioma guaraní foi estabelecido como a língua oficial do Paraguai, juntamente com o espanhol. No país, desde muito jovem, as crianças são incentivadas a estudar a língua e manter viva essa cultura milenar.

 

A língua pertence à família linguística tupi-guarani, que inclui as línguas faladas na era pré-colonial no leste da Cordilheira dos Andes. Atualmente, o Guarani é falado por minorias indígenas na Bolívia, Argentina e Brasil.

 

Em 2009, o parlamento do Mercosul aprovou o Guarani como um dos idiomas oficiais do bloco (que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). No presente, aproximadamente 7 milhões de pessoas falam o guarani. O guarani é uma das únicas línguas indígenas americanas a receber reconhecimento nacional e literário.

 

Curiosidades sobre a língua

 

Por: Nina Schmidt

Foto por: Nachosayas.com

  • Os nativos guaranis viviam no atual território paraguaio por pelo menos um milênio antes dos espanhóis conquistaram o território no século XVI.

  • O guarani também é língua co-oficial da Bolívia.

  • Em maio deste ano, foi lançado na feira do livro de Assunção, uma edição em Guarani das histórias da Mafalda.

  • Na década de 30, durante a guerra do Chaco (Paraguai vs. Bolívia), os soldados paraguaios tiveram como vantagem a fluência da língua guarani enquanto a maioria dos soldados bolivianos não entendiam nas trincheiras.

  • Em 2010, a cidade de Tacuru, no Mato Grosso do Sul, adotou o guarani como língua oficial, além do português.

Leia também

Com festa temática Bombinhas Summer Beach abre

Com festa temática Bombinhas Summer Beach abre oficialmente
Com uma festa temática ao melhor estilo "Boteco", o Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa abriu oficialmente neste sábado (dia 5), a temporada de verão 2015/2016. Embalados pelo grupo de samba Trio Catumbi e petiscos típicos de barzinhos, hóspedes, proprietários, convidados e representantes de...